O autor de novelas Gilberto Braga morreu na noite desta terça-feira (26), aos 75 anos. A informação foi divulgada pelo jornal Extra. Segundo o jornalista Ancelmo Gois, Braga sofria do Mal de Alzheimer e estava internado no Hospital Copa Star, no Rio. O carioca estava enfrentando uma infecção sistêmica a partir de perfuração do esôfago, e não resistiu às complicações. 

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Gilberto era casado com o decorador Edgar Moura Brasil. Braga faria aniversário na segunda-feira, dia 1º de novembro. O autor nasceu no Rio de Janeiro e cursou letras na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Braga deu aulas na Aliança Francesa e também trabalhou como crítico de teatro e cinema do jornal O Globo.

Braga teve longa carreira na TV Globo, onde escreveu novelas como “Dancin’ Days” (1978), “Escrava Isaura” (1984), “Vale tudo” (1988) e “Paraíso Tropical” (2008), pela qual recebeu o prêmio Emmy. Foi “pai” de personagens como Odete Roitman, vivida por Beatriz Segall em “Vale tudo”, e Júlia, encarnada por Sônia Braga em “Dancin’ Days”. Em 1972, ele estreou na Globo como autor com uma adaptação de A Dama das Camélias, de Alexandre Dumas, para um Caso Especial. Em 1974, teve a sua primeira experiência em telenovela, com Corrida do Ouro.

Leia mais em Metrópoles, parceiro do NSC Total.

Continua depois da publicidade

Leia também

Aniversário de Paulo Gustavo vira Dia do Humor no Rio de Janeiro

Alex volta em “Verdades Secretas 2”? Fãs especulam retorno do personagem

Morre Sergio Vieira, um dos maiores profissionais da comunicação de SC