O atual campeão olímpico da maratona, o queniano Samuel Wanjiru, de 24 anos, morreu na noite de domingo ao cair do segundo andar de sua casa em Nyahururu, leste do Quênia. O fato ocorreu após uma briga conjugal.

Continua depois da publicidade

– No momento não podemos afirmar se cometeu suicídio ou se foi um acidente – declarou o chefe de polícia regional, Jasper Ombati. – Ele fraturou o crânio. Morreu pouco depois de ser levado para um hospital – explicou o policial.

Segundo os primeiros elementos da investigação policial, a nova disputa conjugal explodiu quando Njeri encontrou o marido na companhia de outra mulher em casa. Os policiais devem interrogar nesta segunda-feira a esposa e a outra mulher para determinar as causas da morte do maratonista.

– A teoria apresentada pela esposa e uma testemunha é a de que retornou bêbado de um bar e estava acompanhado por uma mulher. Quando a esposa perguntou por quê estava com uma mulher, aconteceu a discussão. Ele se jogou da varanda e morreu – afirmou Ombati, que, no entanto, apresentou outra hipótese: – Durante a discussão, a esposa fugiu do quarto e o marido correu atrás dela, mas ela fechou a porta da escada e Wanjiru buscou outra alternativa para sair, saltou da varanda para o chão e morreu.

Com apenas 21 anos, Samuel Wanjiru se tornou em Pequim-2008 o campeão olímpico da maratona mais jovem desde 1932 e o primeiro queniano a conquistar a medalha de ouro na prova. Wanjiru também era o atleta mais jovem da história a ter triunfado em quatro das principais maratonas do mundo (Pequim-2008, Londres-2009 e Chicago em 2009 e 2010).

Continua depois da publicidade

O queniano tinha uma filha, nascida em 2007. Nos últimos meses, no entanto, a carreira esportiva foi ofuscada pelos problemas conjugais. A esposa o acusou de ter tentado matá-la e o porteiro da residência no dia 30 de dezembro, mas retirou a denúncia em fevereiro.