Morreu na tarde deste domingo (12), no Rio de Janeiro, o ator Paulo César Pereio. Ele estava internado no Hospital Casa São Bernardo, que confirmou a morte. Considerado um ícone do cinema nacional, o ator tratava uma doença hepática. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Paulo César nasceu em Alegrete, no Rio Grande do Sul, em 19 de outubro de 1940. Ele lutava contra uma doença hepática avançada, e chegou ao hospital durante a madrugada já em estado grave.

Durante a carreira, atuou em mais de 60 filmes, e trabalhou com cineastas como Glauber Rocha, Hector Babenco, Arnaldo Jabor, Hugo Carvana e Ruy Guerra. Também fez história na TV e no teatro.

Entre os destaques estão os filmes “Terra em transe”, de Glauber Rocha, “Toda Nudez Será Castigada” e “Eu te amo”, de Arnaldo Jabor. Ele também esteve no elenco de Roda Viva, peça de Chico Buarque encenada por Zé Celso Martinez Corrêa no fim dos anos 1960.

Continua depois da publicidade

Desde 2020, no começo da pandemia de Covid-19, Pereio vivia no Retiro dos Artistas. A previsão é que o corpo do ator seja sepultado na terça-feira (14), mas ainda não há informações sobre local e horário.

Repercussão da morte de Paulo César Pereio

A atriz Cissa Guimarães, ex-esposa de Pereio, fez uma publicação nas redes sociais em que marcou também os dois filhos que teve com ele, Thomaz Velho e João Velho.

“Eu era uma menina e você me mostrou o mundo e o amor pelo nosso ofício. Fizemos filhos e história, meu amor, e agora temos nossos netos lindos para continuar nosso amor, que será sempre eterno!”, disse Cissa no post.

O ator João Velho, filho de Paulo e Cissa, também se manifestou nas redes sociais e agradeceu as mensagens de apoio.

Continua depois da publicidade

“Morre com ele um pouco da história do cinema, da nossa cultura. Ao mesmo tempo que é um dia de tristeza, também é de celebração, pois o meu pai sempre viveu a vida com muita intensidade”, afirmou João.

A atriz Zezé Motta disse que o cinema brasileiro perdeu um de seus ícones e mandou suas condolências à família.

“Perdemos um ícone do nosso cinema. Descansa meu amado Pereio. Quantos trabalhos icônicos e marcantes na TV, teatro e no cinema. Paulo César Pereio era residente no Retiro dos Artistas. Foi muito bem cuidado e amado. Já deixa saudades. O meu abraço na família @cissa_guimaraes, força! #rippaulocesarpereio”, afirmou Zezé.

Leia também

Primeiro paciente a receber transplante de rim de porco morre nos EUA

Narrador esportivo Silvio Luiz volta a ser internado e está na UTI