O aclamado ator indiano Om Puri, que atuou no filme Gandhi (1982), morreu nesta sexta-feira aos 66 anos por um ataque cardíaco em sua casa em Mumbai, informou a agência Press Trust of India.
Continua depois da publicidade
Nascido em 1950 no estado de Haryana, Om Puri estreou no cinema nos anos 1970 em um filme em idioma marathi, antes de alcançar a fama com grandes sucessos rodados em hindi. Também participou de alguns filmes paquistaneses que geraram controvérsia em seu país.
Atuou ainda em várias produções ocidentais, incluindo Gandhi, o filme biográfico dirigido por Richard Attenborough e protagonizado por Ben Kingsley que ganhou oito prêmios Oscar. Também será lembrado por seus papéis em A cidade da esperança (1992), junto a Patrick Swayze, ou, mais recentemente, por A 100 Passos de um Sonho (2014), com Helen Mirren.
Em 2007 encarnou o ex-presidente paquistanês Mohammed Zia em Jogos do poder, de Mike Nichols, ao lado de Tom Hanks, Julia Roberts e Philip Seymour Hoffman.
Continua depois da publicidade
As redes sociais homenagearam o ator que recebeu o “Padma Shri”, uma importante distinção em seu país.
“Não posso acreditar que um de nossos maiores atores, #OmPuri, já não está aqui. Profundamente triste e abalado”, declarou o ator Anupam Kher em um tuíte.