Figura central dentro da música dos anos 60, responsável por fundir o jazz ao rock´n´roll, o baterista Mitch Mitchell foi encontrado morto, nesta quarta-feira, em um quarto de hotel de Portland (EUA). O músico de 61 anos excursionava com o Experience Hendrix Tour, projeto que homenageava seu antigo amigo e colega de banda Jimi Hendrix. A causa da morte ainda não foi esclarecida.
Continua depois da publicidade
Nascido John Mitchell em Ealing, na Inglaterra, mudou-se para os EUA e passou por diversas bandas até ser contratado para formar a cozinha de Jimi Hendrix no power trio The Jimi Hendrix Experience. Além dos dois, a banda contava também com o baixista Noel Redding, morto em 2003. O grupo ajudou a fundar as bases do rock psicodélico que influenciaria toda uma geração de músicos.
Com o grupo, Mitchell gravou os discos Are You Experienced? (1967), Axis: Bold As Love e Electric Ladyland, este últimos lançados em 1968. Neste mesmo ano se juntou a Eric Clapton, Keith Richards e John Lennon para formar o The Dirty Mac, banda fictícia do programa de TV The Rolling Stones Rock and Roll Circus. No ano seguinte, se juntaria novamente a Hendrix para tocar no Woodstock.
Depois da morte de Jimi Hendrix em 1970, Mitchell gravaria com diversas bandas e músicos, como Emerson, Lake & Palmer e Jeff Beck. No começo dos anos 70 chegou a fazer testes para a nova banda do ex-Beatle Paul McCartney.
Nos últimos 20 anos gravou esporadicamente com músicos de estúdio, mas vivia da participações em tributos ao amigo guitarrista, entrevistas e convenções de fãs. Em 2003 teve seu nome gravado no Rock´n´Roll Hall of Fame por participar do The Jimi Hendrix Experience.
Continua depois da publicidade