Morreu em Tubarão, aos 78 anos, o médico catarinense Marcos Flávio Ghizoni, referência nacional e internacional em neurocirurgia. O profissional enfrentava um câncer de intestino e não resistiu a uma cirurgia nesta terça-feira (9).
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O prefeito de Tubarão, Jairo Cascaes, decretou luto oficial de três dias, em todas as repartições públicas do município.
“Dr. Marcos teve destacada relevância na área da Saúde, prestando enorme contribuição à Medicina. Suas técnicas inovadoras ultrapassaram fronteiras, tornando Tubarão um reconhecido polo da Saúde”, manifestou a prefeitura em nota.
A cerimônia fúnebre ocorreu na terça-feira, no Crematório e Memorial São Mateus, no Bairro Ilhotinha, em Capivari de Baixo. A cerimônia de homenagens está marcada para a manhã desta quarta-feira (10), no mesmo local.
Continua depois da publicidade
Veja as fotos
Cirurgia histórica
Marcos Ghizoni foi um dos profissionais que fez uma cirurgia histórica e complexa, onde um paciente com tumor no cérebro foi operado consciente enquanto cantava e tocava violão. Justamente pela complexidade do procedimento, o caso ficou conhecido, à época, no país todo.
A cirurgia foi realizada em 2015, no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão. A unidade se manifestou pelo falecimento do médico em nota de pesar.
“Reconhecido mundialmente na Neurocirurgia, ele integrava o Corpo Clínico do HNSC desde 1979. A instituição expressa condolências aos familiares e amigos por esta grande perda. Seu profissionalismo e o comprometimento com os colegas e toda a comunidade ficará como legado aos futuros médicos deste país”, escreveu o HNSC.
Continua depois da publicidade
Leia mais
FOTOS: Polícia encontra quase 200 kg de maconha em porta-malas de Gol no Oeste de SC
Homem pago para matar advogado em frente de casa é condenado em SC
Como as mudanças climáticas estão influenciando a costa de Santa Catarina