Morreu nesta sexta-feira (23), aos 69 anos, o político Levy Fidelix, fundador do PRTB — partido do vice-presidente Hamilton Mourão. Ele não resistiu às complicações relacionadas à Covid-19 e faleceu em São Paulo, onde estava hospitalizado desde o fim de março.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de SC por WhatsApp

Fidelix ficou conhecido por conta da proposta de construir um Aerotrem, espécie de “trem bala” que ligasse Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. O político disputou ainda duas eleições presidenciais. Na primeira, em 2010, conquistou apenas 58 mil votos. Na segunda, em 2014, conquistou a confiança de 447 mil eleitores.

Nunca foi eleito. Em 1998 e 2002 tentou se tornar governador de São Paulo; em 2006 e 2018 se candidatou a deputado federal; em 2020 chegou a pleitear a cadeira de prefeito da capital paulista. Nem mesmo vereador Levy Fidelix foi eleito, em 2004. Apesar disso, ganhou repercussão nacional, também pelas polêmicas: na última eleição presidencial que disputou, disse durante um debate que “órgão excretor não reproduz”, discurso que foi tratado como de ódio.

Ele foi condenado a pagar R$ 1 milhão em multa, mas a sanção foi diminuída a R$ 25 mil por conta do tom homofóbico da frase dita durante o debate.

Continua depois da publicidade

O político, que era também jornalista e publicitário e fundou o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro, deixa sua mulher, Aldinea Rodrigues Fidelix Cruz, vice-presidente do PRTB, e uma filha, Lívia Fidelix, que tentou se eleger deputada nas eleições de 2018.