Morreu na última segunda-feira (10), em Blumenau, José Ouriques, o Latinha, figura folclórica no meio político da cidade e candidato a prefeito em 2008 pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC).

Continua depois da publicidade

> Receba notícias do Santa pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do jornal

Aos 71 anos, Latinha era transplantado renal e já tinha uma saúde que necessitava de cuidados Ele não resistiu após um quadro de pneumonia viral e Síndrome Respiratória Aguda Grave, causadas por uma infecção pelo novo coronavírus, e faleceu no Hospital Santa Isabel. O corpo foi cremado no Crematório Ecumênico da cidade.

Latinha ficou conhecido pela irreverência e por ter sido um candidato alternativo à prefeitura 12 anos atrás. Na época, ele concorreu com João Paulo Kleinübing, que buscava a reeleição — e conseguiu —, com Décio Lima, Ivan Naatz e Dari Diehl. Na ocasião, José Ouriques fez 509 votos, 0,29% do total.

Latinha ficou conhecido em 2008, quando concorreu à prefeitura de Blumenau.
Latinha ficou conhecido em 2008, quando concorreu à prefeitura de Blumenau. (Foto: Reprodução, Propaganda Eleitoral)

Em 2000, José Ouriques concorreu a vereador em Blumenau pelo PHS, partido que não existe mais e foi incorporado em 2019 ao Podemos. Ele fez 23 votos na época. Em 2004, tentou a eleição novamente, pelo mesmo partido, e teve o apoio de 44 eleitores. Quatro anos depois, já no PTC, se tornou uma das figuras mais folclóricas da história recente da política blumenauense, ao tentar se tornar prefeito. Com entrevistas no mínimo curiosas e propostas ambiciosas, ficou conhecido na cidade.

Continua depois da publicidade

Nos últimos anos, Latinha atuava como corretor de imóveis em Blumenau.