O ex-vereador e político João Itamar da Silveira, conhecido como João da Bega, morreu nesta sexta-feira (15). A prefeitura de Florianópolis, onde ele fez carreira, lamentou a morte e decretou luto de três dias.

Continua depois da publicidade

João Luiz da Silveira, filho dele e vereador da Capital, homenageou o pai em uma publicação nas redes sociais. “Pai amoroso, esposo dedicado, e amigo leal”, escreveu o parlamentar. “Sua partida deixa saudade e lembranças preciosas que sempre serão lembradas com carinho”, continua.

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

“Meu pai foi um homem íntegro, de valores sólidos, que soube conquistar a todos com sua gentileza e sorriso cativante. Sua presença iluminava nossas vidas, e sua ausência deixa uma dor profunda. Que as lembranças felizes que compartilhamos possam confortar nossos corações neste momento de dor”, completou.

A causa da morte não foi revelada, e ainda não há informações sobre a despedida.

Continua depois da publicidade

Quem foi João da Bega

João da Bega nasceu em 12 de dezembro de 1943, em Florianópolis. Filho de Dona Bega, é dela que vem o apelido. Era casado com Maura da Silveira e pai de cinco filhos, entre eles, João Luiz.

Foi secretário da Superintendência de Serviços Públicos (SUSP), da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Florianópolis. Pelo Partido da Frente Liberal (PFL), exerceu mandato de vereador na Câmara de Florianópolis, de 1993 a 1996, sendo primeiro secretário em 1993 e segundo secretário em 1994.

Em 1994, foi candidato a deputado estadual de Santa Catarina, e em 1996, a vice-prefeito. Pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), disputou nas eleições de 1998 para Deputado Estadual, e recebeu 12.058 votos, e foi suplente de 9 de fevereiro a 23 de março de 1999.

Foi vereador duas vezes depois disso, pelo então Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB): de 2005 a 2008, e de 2009 a 2013.

Continua depois da publicidade

Leia também

TSE muda regras e fecha o cerco às candidaturas femininas laranjas nas Eleições 2024

Filiação partidária, saída de cargos, votação: veja prazos do calendário das Eleições 2024