Morreu em Blumenau nesta segunda-feira (8) José Augusto de Carvalho Nóbrega, aos 82 anos. Ex-militar, o blumenauense liderou a Defesa Civil durante a grande enchente de 1983, foi membro da comissão organizadora da primeira Oktoberfest de Blumenau e desenvolveu vários outros trabalhos na cidade. Por conta da relevância dos serviços prestados, recebeu em mais de 10 oportunidades reconhecimentos públicos, como as comendas “Zumbi dos Palmares” e de “Defesa da Vida”, da Câmara de Vereadores.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Nóbrega se recuperava de um cirurgia no fêmur após sofrer uma queda, mas teve uma complicação no estado de saúde e não resistiu. Viúvo, deixa três filhas e uma neta.

As filhas, inclusive, eram pequenas quando o ex-militar da 11ª Cia de Polícia do Exército estava à frente da Comissão de Defesa Civil durante as enchentes da década de 1980 (ele liderou a pasta entre 1972 e 1989). Nóbrega acumulou durante o período a missão de dar origem, junto com a comissão organizadora, à primeira Oktoberfest Blumenau, em 1984. Dedicou-se aos bastidores da festa até 1988. Ligado à comunicação, o homem também assessorou o 10º Batalhão da Polícia Militar, além de trabalhar em diferentes rádios da cidade.

Personalidade relevante na história de Blumenau, teve a atuação reconhecida ainda em vida por instituições como o Exército, Polícia Militar, Câmara de Vereadores, prefeitura e bombeiros militares. Em 2017, recebeu a comenda do mérito “Telmo Gonçalves Duarte – em Defesa da Vida”, “por se destacar, com apoio moral e material, nas situações de emergência e de calamidade pública em auxílio à Defesa Civil”.

Continua depois da publicidade

O velório ocorre nesta segunda no Cemitério São José, no Centro, e o sepultamento está marcado para as 17h.

Errata

Até as 10h30min desta segunda no título constava o nome “João Augusto da Nóbrega”. O erro foi corrigido.

Leia mais

Calçada ao lado de obra cede e interdita pista em movimentada avenida de Blumenau