O esquiador francês Jean Vuarnet, campeão olímpico de downhill em 1960, morreu na madrugada desta segunda-feira aos 83 anos de idade em Sallanches, na região da Haute-Savoie, depois de sofrer um acidente vascular cerebral.
Continua depois da publicidade
Nascido em 18 de janeiro de 1933, em Túnis, capital da Tunísia, viveu na França desde que completou um ano de idade. O esquiador fez história ao tornar-se o primeiro campeão olímpico sobre esquis metálicos nos Jogos de Inverno de Squaw Valley, nos Estados Unidos, em 22 de fevereiro de 1960.
Leia mais:
Brasileiro fecha primeiro dia do Dakar na liderança dos quadriciclos
Sauber escolhe Wehrlein para substituir Nasr na F-1 em 2017
Continua depois da publicidade
Veja os dias e os horários dos confrontos dos playoffs da NFL
Vuarnet foi o primeiro a esquiar utilizando a “posição do ovo”, que flexiona os joelhos e inclina o corpo para frente. Esta posição é utilizada por todos esquiadores atualmente.
Depois de se aposentar como atleta, Vuarnet continuou relacionado com o esporte: foi ele o criador da estação de esqui de Avoriaz, nos Alpes francês, e também do domínio “Portas do Sol”, que une 12 estações da França e da Suíça e que dá nome a uma marca de óculos de sol mundialmente conhecida. Também ocupou os cargos de diretor técnico e de vice-presidente da Federação Francesa de Esqui.
*AFP