O narrador esportivo Januário de Oliveira morreu nesta segunda-feira (31) aos 81 anos. Conhecido pela irreverência, ele marcou o futebol brasileiro com bordões como “Cruel, muito cruel” e apelidos de jogadores.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O ex-locutor de rádio e TV teve uma parada cardíaca enquanto tratava um quadro de pneumonia em um hospital em Natal (RN), onde morava com a família. Januário já estava internado há 11 dias.
Voz marcante do futebol brasileiro, o narrador fez sucesso em transmissões esportivas, em especial, entre as décadas de 1980 e 1990. São dele bordões como “tá aí o que você queria, bola rolando”, “ele sabe que é disso, é disso que o povo gosta”, “tá lá um corpo estendido no chão”, “cruel, muito cruel” e “sinistro, mas é muito sinistro”.
Januário também deu destaque a jogadores do futebol carioca nos anos 1990 com apelidos criados por ele, como “Valdeir, The Flash”, “Sávio, o Anjo Loiro da Gávea” e “Super Ézio”.
Continua depois da publicidade
Gaúcho da cidade de Alegrete, Januário foi obrigado a se aposentar em 1998 por conta de uma cegueira, desenvolvida por conta da diabetes.
Veja mensagens de despedida e homenagens do mundo do esporte ao narrador:
O Fluminense Football Club lamenta profundamente o falecimento do grande narrador Januário de Oliveira. Tricolor de coração, Januário foi o porta-voz de muitas emoções vividas pelos nossos torcedores. O clube deseja muita força aos amigos e familiares.
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) May 31, 2021
Com tristeza recebemos a notícia do falecimento de Januário de Oliveira, um dos grandes locutores esportivos que este país já teve e que marcou gerações.
— Vasco da Gama (@VascodaGama) May 31, 2021
Desejamos muita força aos familiares e amigos neste momento.
O Botafogo lamenta a morte de Januário de Oliveira, grande voz do esporte, que embalou gerações e presenteou os amantes do futebol com narrações memoráveis, como a do nosso título da Conmebol de 1993. Descanse em paz! ⭐️ pic.twitter.com/WNFaOlhfH9
— Botafogo F.R. (@Botafogo) May 31, 2021Continua depois da publicidade
O Clube de Regatas do Flamengo lamenta profundamente a morte do histórico narrador Januário de Oliveira. Muita força aos familiares e amigos neste momento tão triste. #CRF
— Flamengo (@Flamengo) May 31, 2021
Tristeza profunda pela morte de Januário de Oliveira, que significou tanto pra minha geração com as inesquecíveis transmissões do Campeonato Carioca, ao lado de Gerson e Addison Coutinho nos anos 90, na Faixa Nobre do Esporte da Band. Que Deus conforte a família.
— Еveraldo Marques (@everaldomarques) May 31, 2021
Profundamente triste, pelo falecimento do querido amigo e monstro da narração esportiva, Januário de Oliveira. Como foi bom ser seu amigo, e compartilhar momentos inesquecíveis ao seu lado. Vá em paz, e que Deus dê muita força aos familiares. pic.twitter.com/nK9pdmzSWB
— Gerson Nunes (@canhotinha70) May 31, 2021
Nos despedimos de Januário de Oliveira nesta segunda-feira.
Perda cruel, muito cruel com o nosso ❤️.
Mas como disse bem @ericfaria74, a gente te aplaude pra sempre.#RIPhttps://t.co/E0s9VGLg0w pic.twitter.com/qUYd5WmMOF— ge (@geglobo) May 31, 2021Continua depois da publicidade
Leia também:
> Opinião: Copa América no Brasil casa futebol a qualquer preço com o país da Covid-19
> Copa América 2021 será no Brasil após reviravolta entre sedes
> Olimpíadas 2021 terá surf pela primeira vez; entenda a disputa
> Quem é o manezinho técnico de surf que tenta classificar El Salvador para as Olimpíadas de Tóquio