Morreu nesta quarta-feira (15), por volta das 17h, o idoso Emanuel Osvaldo Tillmann, de 82 anos. Ele estava internado no Hospital Santa Catarina, em Blumenau, desde dezembro do ano passado e, em fevereiro, comoveu funcionários da unidade ao receber a visita da própria cachorrinha de estimação, a Uni.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp
Por conta de uma cirurgia no coração, Emanuel estava no Centro de Terapia Intensiva há três meses. Ele sentia saudades da companheira de quatro patas, e, por isso, o animal foi levado até ele pela esposa. A equipe do hospital ajudou a organizar o encontro. A ideia era trazer mais ânimo ao paciente, que chegou a se emocionar ao ver a fiel companheira.
Na época, a filha Shirley Tillmann comentou que os dois eram parceiros inseparáveis e que Uni costumava acompanhar o dono em todos os momentos, seja na roça ou durante as sessões de cinema em casa; relembre.
Pelas redes sociais, a família divulgou o falecimento do “querido marido, pai e opa”. Arnon Tillmann, neto de Emanuel, também repostou, nesta quinta-feira, uma publicação que fez ao avô em agosto de 2019. No texto, ele fala com orgulho sobre a história do “opa”. Relembra que, em 1960, o homem embarcou em um navio no Rio de Janeiro com destino a Suez, no Egito.
Continua depois da publicidade
“Com coragem e aventura, ele vestiu as cores da ONU para levar esperança e paz para quem precisava. Sem esperar nada em troca nem perguntar se seria difícil. Era o certo, e isso bastava”, relatou o neto através da postagem feita há pouco mais de três anos.
O velório de Emanuel iniciou nesta manhã, às 7h, na Capela Mortuária da Igreja Martin Luther, que fica no bairro Itoupava Seca. A Cerimônia de despedida está marcada para ocorrer no mesmo local, às 16h.
Veja o vídeo do encontro entre Emanuel e a cachorra Uni
*Estagiária sob supervisão de Bianca Bertoli
Leia também:
Cirurgia robótica inédita no Estado é feita em hospital de Blumenau
Vendedor morre ao tentar consertar trailer em Blumenau; suspeita é de choque elétrico