Morreu na madrugada desta quarta-feira George Martin, 90 anos, produtor dos Beatles e considerado o “quinto” integrante do grupo. A notícia foi anunciada pelo ex-Beatle Ringo Starr, que usou seu perfil no Twitter para se despedir do amigo. A causa da morte de Martin ainda não foi divulgada.
Continua depois da publicidade
“The world has lost a truly great man…” Paul McCartney on George Martin: https://t.co/M2ySCKfisOpic.twitter.com/dDE5cm2F0a
¿ Paul McCartney (@PaulMcCartney) March 9, 2016
Thank you for all your love and kindness George peace and love xx¿¿¿¿¿¿¿¿ pic.twitter.com/um2hRFB7qF
¿ #RingoStarr (@ringostarrmusic) 9 março 2016
God bless George Martin peace and love to Judy and his family love Ringo and Barbara George will be missed xxx ¿¿¿¿¿¿¿¿¿
¿ #RingoStarr (@ringostarrmusic) 9 março 2016
Martin nasceu em 3 de janeiro de 1926, em Londres. Aprendeu a tocar piano ainda jovem e, após a Segunda Guerra Mundial, trabalhou no Departamento de Música Clássica da BBC. Em seguida, mudou-se para a gravadora EMI. Passou boa parte do tempo produzindo registros para comediantes britânicos, como Peter Sellers, Dudley Moore e Bernard Cribbins.
Continua depois da publicidade
Conheceu os Beatles no início de 1962, e ajudou os quatro jovens a firmarem seu primeiro contrato com uma gravadora. A ajudou Ringo, Paul McCartney, John Lennon e George Harrison a alcançar o estrelato, com cerca de trinta canções chegando ao primeiro lugar das paradas no Reino Unido.
— George Martin foi o responsável pelo que éramos no estúdio. Ele nos ajudou a desenvolver uma linguagem para falar com outros músicos — disse John Lennon em 1971, segundo reportagem publicada no site da Rolling Stone.
Martin havia completado 90 anos em janeiro deste ano. Como homenagem, o colunista de ZH Roger Lerina listou sete grandes contribuições do “quinto beatle” para a história do quarteto e da música. Confira aqui.
Morre o ‘Quinto Beatle’