Morreu na manhã deste domingo Fernando Springmann, um dos fundadores e primeiro presidente da Sociedade Cultura Artística (Scar), de Jaraguá do Sul. O médico e violinista tinha 93 anos.

Continua depois da publicidade

Nascido em 12 de novembro de 1925, em Florianópolis, Springmann chegou em Jaraguá do Sul em 1952. Na cidade, ele também foi o primeiro médico da Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Logo após chegar à cidade, Fernando foi convidado para participar de uma pequena orquestra, formada basicamente pela família Piazera Fischer. A partir disso, houve a ideia de criação de uma sociedade.

Foi Fernando quem pensou nas palavras que formavam a sigla Scar, já planejando marcar o futuro de Jaraguá.

— Eu disse: “Vamos dar um nome simples, mas que seja mais abrangente, e ficou Sociedade Cultura Artística — recordou Fernando, em uma reportagem de "AN" sobre a Scar.

Continua depois da publicidade

Em novembro de 2018, Fernando e a esposa Yara receberam a Medalha do Mérito Cultural Cruz e Sousa, a maior honraria da área cultural em Santa Catarina.

Na página oficial no Facebook, a Scar emitiu nota de pesar pela morte de um dos seus fundadores.

— O Conselho de Administração, diretoria, funcionários e parceiros da SCAR, profundamente emocionados, se unem à família neste momento. Teremos sempre na memória o carinho, inteligência e amor pela música de um grande ser humano — diz parte da nota.

O velório aconteceu neste domingo, das 10 às 17 horas, na Capela Leier. Em seguida, aconteceu a cerimônia de cremação no Crematório Catarinense.