O ex-presidente da Associação Catarinense dos Criadores de Suínos (ACCS) e da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Clair Eloy Dariva, faleceu na noite de domingo, em Chapecó. Ele tinha 84 anos, era casado e foi sepultado no final da manhã desta segunda-feira, no cemitério Jardim do Éden, em Chapecó.
Continua depois da publicidade
A diretoria da ACIC divulgou nota lamentanto o fato. O presidente da ACCS, Losivânio De Lorenzi, também manifestou sua homenagem ao presidente da entidade entre 1986 a 1989 e de 1991 a 1995. Também foi vice-presidente da Associação Brasileira dos Criadores e Suínos.
– Um homem íntegro que tinha nas veias o agronegócio, em especial a suinocultura aqual ele tanto batalhou para todos que estivessem nessa atividade tivessem dias melhores – disse Lorenzi.
O ex-secretário da Agricultura de Santa Catarina, Airton Spies, também ressaltou a trajetória de Dariva.
– Um homem que cumpriu uma jornada linda, de muito trabalho, em prol do bem comum, principalmente para a suinocultura – disse Spies.
Continua depois da publicidade
A Sociedade Amigos de Chapecó, entidade que Dariva ajudou a fundar, também emitiu uma nota destacando sua atuação comunitária. Confira um trecho da nota:
“Dariva, na década de 60, através da SAC – Sociedade Amigos de Chapecó – ajudou colocar Chapecó na rota dos grandes negócios, com a primeira EFAPI e com tantos outros segmentos bem planejados e com ótimas finalizações.
Exímio defensor da suinocultura, o empresário desenvolveu atividades com gado leiteiro, de corte, coelhos, ovinos e atividades agrícolas como: milho, soja, trigo, aveia, erva-mate, eucaliptos e árvores frutíferas. Também é incentivador dos cuidados com o meio ambiente. Possuia três granjas diversificadas. Presidiu a ACIC por três vezes, auxiliou no colégio Bom Pastor, foi presidente do Lions Clube Chapecó, membro da Diocese, secretário da Indústria e Comércio do Município, representou o Brasil na Feira de Alimentação na Alemanha, foi secretário da Agricultura, contribuiu para a implantação da BR 282, a instalação da Sadia Avícola, a indústria de refrigerantes Coca Cola, construção da ponte sobre o Rio Uruguai e implantação da repetidora da TV Piratini de Porto Alegre.”