O produtor musical e engenheiro de som Roy Joel Cicala morreu nesta terça-feira, aos 74 anos, em São Paulo, onde morava desde 2005. A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos em decorrência de um câncer no fêmur. O enterro foi nesta quarta no Cemitério do Redentor, bairro do Sumaré, na capital paulista.

Continua depois da publicidade

Cicala gravou e produziu discos de alguns dos maiores nomes da música internacional, tais como Elvis Presley, Aerosmith, Queen, Sting, Frank Sinatra, Miles Davis, Ray Charles, Prince, Santana, entre outros.

Como engenheiro de som, trabalhou no histórico álbum Electric Ladyland (1968), de Jimi Hendrix. Também exerceu a função nos discos que John Lennon lançou após a separação dos Beatles. Amigo pessoal do ex-Beatle, Cicala também escreveu com ele a música Incarnation, de 1974.

Cicala fundou e trabalhou, por cerca de duas décadas, no lendário Record Plant Studios, em Nova York.

Em 2006, fixou residência em São Paulo, onde criou o estúdio South America Plant. Lá, produziu discos de bandas como Forgotten Boys, Ciro Pessoa, e Charlie Brown Jr. e outros.

Continua depois da publicidade

Em abril será lançada, pela Saraiva/Benvirá, uma biografia inédita de Roy Cicala, escrita pelo jornalista Cláudio Júlio Tognolli. O livro deve se chamar The Magic Door.