O Campeche perdeu um dos seus principais representantes. Seu Getúlio, militar aposentado, maestro, músico e pescador, morreu na manhã desta quarta-feira em Florianópolis. Getúlio Manoel Inácio tinha 66 anos e ficou conhecido pelo projeto Música no Rancho da Canoa que fez inúmeras apresentações pela Ilha e até apareceu no programa da Fátima Bernardes em 2012. Ele estava internado no Cepon, em Florianópolis, onde lutava contra um câncer.
Continua depois da publicidade
Deixou a esposa Maria das Neves, três filhos e três netos. O genro Ivanir Aroldo Faustini conta que Seu Getúlio iniciou o tratamento em maio de 2017, teve que parar com as aulas de música, mas continuava incentivador do projeto que funcionava no rancho de pescador do pai dele, o Seu Deca (Manoel Inácio). O velório deve ocorrer na capela mortuária do Campeche, ainda sem horário definido. Ele será enterrado no mesmo bairro.
— Ele não deixou de acompanhar o projeto mesmo depois de ter descoberto a doença. Ele era uma pessoa importante para a comunidade — conta Ivanir.
Incentivador da cultura
Continua depois da publicidade

O espaço comandado por Seu Getúlio tem mais de 50 anos de história e se tornou um ponto cultural no sul da Ilha. Além da música, sedia aulas de capoeira, exibição de filmes e também é local das missas que marcam a abertura da safra da tainha. A celebração tradicional ocorre sempre em 1º de maio e já está no calendário de eventos do município.
Em 2016, uma notificação da Floram ameaçou a existência do rancho, que foi ameaçado de ser demolido. A decisão, felizmente, foi cancelada.
Seu Getúlio era admirador da obra do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry e tinha uma história pessoal com ele. O rancho que fica próximo onde pousavam aviões vindos da Europa era local de passagem de Zé Perri, como o aviador era chamado pelos moradores da Ilha. O autor de O Pequeno Príncipe era sempre citado por Seu Getúlio que contava ser amigo de seu pai, o Seu Deca.
Continua depois da publicidade
