Morreu nesta sexta-feira (8) Catarina da Costa, a idosa de 106 anos que morava em Blumenau. A centenária estava internada há pouco mais de duas semanas por conta de complicações da idade. Dona Catarina vivia na Casa São Simeão, mesmo local onde será feito o velório.
Continua depois da publicidade
Inscreva-se e receba notícias pelo WhatsApp do Vale do Itajaí
Com a morte dela, Blumenau perdeu desde o começo do mês duas centenárias. No último fim de semana morreu Herta Wienhage, aos 104 anos.
Dona Catarina teve uma jornada de muita alegria e disposição. Ela amava cantar, dançar e sempre tinha boas histórias. Mãe de dois, avó de nove e bisavó, a idosa passou a vida dizendo que não morreria antes dos 100. E assim o foi.
Nos últimos tempos, conta o administrador da casa de repouso, Nelson Filho, Catarina estava mais quieta, enfraquecida pelo avançar da idade. Ainda assim, carregava a boa energia que sempre a acompanhou.
Continua depois da publicidade
Quem conviveu com a mulher, diz nunca tê-la visto triste. No auge dos 102 anos, Catarina cantava a todo momento – em português ou italiano – e era inspiração para os demais.
Natural de Brusque, a mulher vivia desde os anos 1990 na Casa São Simeão, quando o filho que cuidava dela ficou doente e precisou do apoio de um local especializado. O velório está sendo organizado na capela que existe no espaço. O sepultamento será às 16h.
Centenários de Blumenau
Dados do último censo demográfico, feito pelo IBGE no ano passado, mostravam 33 centenários vivendo em Blumenau. Eram 21 mulheres e 12 homens. Domingo Jose Tamasia, morador da Vila Itoupava, é um dos integrantes desse grupo. Ele foi destaque no NSC Total Blumenau em 2019 e esse ano chegou aos 104.
Leia mais
Idosa de 104 anos morre em Blumenau e deixa legado de amor pela bocha e bolão