Morreu em Balneário Camboriú, aos 103 anos, o ex-combatente do Exército José Bernardino Coelho. Ele era o último integrante da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que atuou na Segunda Guerra Mundial, vinculado ao 23º Batalhão de Infantaria (BI), que ainda estava vivo. A corporação afirmou que as causas da morte nesta quinta-feira (10) foram naturais.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Nascido em janeiro de 1921 em Camboriú, no começo dos anos 1940 foi um dos 538 militares convocados pelo batalhão para lutar na Itália. Arriscou a própria vida, mas pôde voltar ao país de origem. Ao longo dos anos, tornou-se uma figura de destaque na história militar brasileira. Tanto que no mês passado o então morador de Balneário Camboriú recebeu uma homenagem do comandante do 23ºBI com a medalha “Tributo à FEB”.
A cerimônia destacou o legado de Coelho e o papel crucial dele na preservação da memória da FEB, “um símbolo de bravura e dedicação ao Brasil”, disse a instituição. Agora, então, o último combatente do 23º BI descansou.
“Ao eterno herói, nossa mais respeitosa continência”, lamentou o batalhão.
Continua depois da publicidade
O velório ocorreu no Cemitério Municipal da Fazenda, em Itajaí, assim como o sepultamento, na manhã desta sexta-feira (11).
Veja fotos do veterano
Leia mais
Operação com supercaminhão volta a deixar trânsito lento entre Blumenau e Itajaí; veja quando