Morreu na manhã desta sexta-feira a blumenauense Ellen Weege Vollmer, aos 88 anos. Foi o acervo de Ellen Vollmer, guardado por toda a vida, que deu origem ao Museu de Hábitos e Costumes de Blumenau, fundado em 2010 para exibir as mais de 5 mil peças de sua coleção.

Continua depois da publicidade

Na época da inauguração do espaço ela contou que a criação do museu era um sonho para dar vazão ao hobby de colecionar objetos que desenvolveu ainda na infância. Em 2012, revelou à colunista Fernanda Nasser que seu objeto preferido do acervo era a casa de bonecas que foi de sua mãe, do ano de 1914, e que ela ganhou aos sete anos de idade.

Os objetos que Ellen colecionava vinham, em grande parte, de sua família, mas também de outras, conta a diretora do Patrimônio Histórico-Museológico de Blumenau e amiga Sueli Petry, já que ela angariava peças da comunidade. Antes da criação do museu, Ellen guardava os objetos no sótão da própria casa, em 75 malas e baús mantidos com conservação impecável para garantir a durabilidade das peças.

O acervo foi doado ao município em 2010, com o compromisso da preservação e da manutenção do museu, realizado em parceria com a iniciativa privada. Para Sueli, a preservação e a cultura de Blumenau sofreram uma grande perda:

— Ellen era uma cidadã blumenauense que foi testemunha do desenvolvimento da cidade, mas que não perdeu de vista as suas origens.

Continua depois da publicidade

O velório de Ellen Weege Vollmer acontece na Comunidade Evangélica do Centro e o sepultamento ocorre às 10h deste sábado.

A prefeitura e a Fundação Cultural de Blumenau decretaram luto oficial pela morte de Ellen Vollmer. O prefeito Napoleão Bernardes expressou em nota seu agradecimento ao trabalho e à dedicação dela à preservação da cultura em Blumenau:

“Ficam nossa gratidão e nosso respeito por essa mulher guerreira e cidadã exemplar”.

O acesso ao Museu de Hábitos e Costumes recebeu uma faixa preta e ficará com o atendimento ao público suspenso neste fim de semana em respeito ao luto pela memória da maior incentivadora e colaboradora. A programação retorna na terça-feira, dia 4.