Morreu nesta segunda-feira (26) o artista e modelista Conny Baumgart, aos 97 anos. Ele é responsável pela confecção da maquete de São Francisco do Sul, feita durante 20 anos, e que compõe o acervo do Museu Nacional do Mar. A causa da morte não foi divulgada até a publicação desta notícia.
Continua depois da publicidade
Clique para entrar na comunidade do WhatsApp
Natural de Rio do Sul, Conny dedicou duas décadas de seu trabalho para concluir a maquete de 84 metros quadrados, que mostra a cidade de São Francisco do Sul, inaugurada em 2019. A obra retrata todo o perímetro urbano do Centro Histórico da cidade na virada da década de 1930 para 1940.
Veja fotos da maquete de São Francisco do Sul
O trabalho ainda inclui a orla da Baía da Babitonga e o ancoradouro dos navios de cabotagem. A produção está localizada no andar superior do museu. Essa é uma das maiores maquetes urbanísticas do Brasil. Pelas ruas do projeto, é possível encontrar, por exemplo, 260 carroças e 520 cavalos, representações de festas típicas e pessoas em seu dia a dia na ilha, da forma que acontecia no início do século.
Continua depois da publicidade
Conheça o homem que dedicou 20 anos à construção de uma maquete de São Francisco do Sul
Conny passou parte da adolescência na Alemanha, onde trabalhou como aprendiz em uma fábrica de motores navais. De volta ao Brasil, ele formou uma família em São Paulo e, em 1975, já aposentado, se mudou para São Francisco do Sul.
Diversos grupos, órgãos e entidades se manifestaram sobre a perda do artista. Entre elas, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e Fundação Cultural São Francisco do Sul, por exemplo.
— A grandiosidade de sua vasta obra é muito nítida em seu projeto mais memorável, que foi realizado no interior do Museu Nacional do Mar — publicou a Fundação Cultural São Francisco do Sul.
Leia também
Conheça 10 cafés charmosos e com “decoração de revista” em Joinville
VÍDEO: Centenas de indígenas têm casas atingidas por alagamentos em SC
Jovem viraliza ao “nadar” em terminal alagado de Joinville; especialistas alertam para doenças