Enquanto a prefeitura de São Paulo estuda a implantação de uma ciclovia no canteiro central da Avenida Paulista, um ciclista atropelado por um ônibus nesta segunda-feira justamente na esquina da Paulista com a Avenida Brigadeiro Luís Antônio, na região central da cidade. Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima, Marlon Moreira de Castro, 35 anos, teve traumatismo craniano encefálico e foi atendido inconsciente.
Continua depois da publicidade
O acidente foi registrado às 12h27min e Marlon foi levado para o pronto-socorro do HC, na zona oeste de São Paulo. O coletivo seguia no sentido Jardins da Brigadeiro. O homem na bicicleta vinha na direção oposta.
Um dia a pé: o que acontece na vida de quem só anda de carro
Leia todas as notícias sobre mobilidade urbana
Leia todas as notícias sobre bicicletas
Continua depois da publicidade
Alguns setores da sociedade são contrários à instalação de uma ciclovia na Paulista. A via é muito utilizada em deslocamentos por bicicletas, mas até hoje não conta com uma estrutura permanente para quem pedala: apenas aos domingos e feriados nacionais uma faixa de lazer é montada no canteiro.
Apesar de polêmica, a gestão do prefeito Fernando Haddad (PT) prometeu iniciar a obra de R$ 15 milhões em janeiro – a construção deve terminar em meados de 2015 e incluirá a Avenida Bernardino de Campos, continuação da Paulista no sentido zona sul.
Em 22 de setembro, no Dia Mundial sem Carro, Haddad prometeu ciclovias em todos os 96 distritos da capital paulista. A meta da prefeitura de São Paulo é que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implemente 400 quilômetros de faixas até o final do ano que vem.
*Estadão Conteúdo