Morreu neste sábado à noite, aos 67 anos, o baixista e cofundador do Yes, Chris Squire, único membro da banda de ter participado de todos os álbuns de estúdio. A notícia vem pouco depois da revelação de que Squire sofria de uma forma rara de leucemia. O tecladista Geodd Downes foi o primeiro a tuitar a notícia, dizendo-se “indizivelmente inconsolável de ter que reportar a triste notícia do caro amigo, colega de banda e inspiração Chris Squire”.

Continua depois da publicidade

A banda confirmou a morte de Squire em sua página oficial do Facebook. “É com o coração pesado e tristeza insustentável que devemos informá-los do falecimento de nosso caro amigo e cofundador do Yes, Chris Squire. Ele faleceu tranquilamente na noite de ontem em Phoenix, no Arizona, nos braços de sua amada esposa Scotty”, escreveu o grupo em uma nota.

It?s with the heaviest of hearts and unbearable sadness that we must inform you of the passing of our dear friend and…

Posted by Yes (official) on Domingo, 28 de junho de 2015

O Yes foi formado em 1968, com o encontro do vocalista Jon Anderson com Squire, baixista autodidata, em um bar de músicos em Londres. Com sua habilidade no baixo, descrita como “fenomenal” pela revista Rolling Stone, Chris influenciou gerações de baixistas pelo mundo. Além disso, também compunha letras para o Yes e para sua carreira solo. Mas não foi até a entrada de Steve Howe e Rick Wakeman na banda, que substituíram Peter Banks e Tony Kaye da formação original nas guitarras e nos teclados, que o grupo emplacou seus primeiros hits com os álbuns The Yes Album (1971) e Fragile (1972).

Continua depois da publicidade

A turnê em comemoração aos 45 anos do Yes, que passou por Porto Alegre em 2013, acabou registrando suas últimas apresentações – no fim de 2014, a banda saiu em nova turnê, pela primeira vez sem contar com a presença de Squire.

Chris Squire fala sobre show em Porto Alegre

Nirvana, Yes e Cat Stevens são indicados pela primeira vez ao Rock and Roll Hall of Fame

A banda em apresentação no bar Opinião, em 1989 (Foto: Luiz Armando Vaz/ Agência RBS)

No entra-e-sai de músicos que foi o Yes, Squire foi o único constante, servindo como baixista da banda por quase 50 anos. O baixista também é creditado como compositor de grandes hits, como I’ve Seen All Good People e Heart of the Sunshine. Em maio, revelou que havia sido diagnosticado com leucemia eritroide aguda, que o forçaria a não participar da turnê de verão da banda com o grupo Toto. Foi a primeira vez que ele não tocou com o Yes na história da banda. À época, ele elogiou o baixista Billy Sherwood, que o substituiu: “Eu e os outros caras concordamos que Billy Sherwood fará um excelente trabalho cobrindo minha parte e que o show como um todo entregará a mesma experiência do Yes que nossos fãs esperam”.

Continua depois da publicidade

Vários colegas manifestaram pêsames nas redes sociais nas primeiras horas do domingo. “Um tremendo talento e uma perda terrivelmente triste”, escreveu no Twitter o ex-Metallica Dave Mustaine, guitarrista e vocalista do Megadeth. Squire também foi homenageado no festival Glastonbury, realizado neste fim de semana na Inglaterra com bandas como Belle and Sebastian, Florence + the Machine, Suede e Kanye West.