A baleia da espécie cachalote, que encalhou na praia do Morro das Pedras, em Florianópolis, morreu nesta segunda-feira (2). A informação foi confirmada pela R3 Animal à equipe da NSC TV.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Segundo a instituição, ela boiou e tornou para o mar. As equipes, agora, monitoram a localização da carcaça para o recolhimento. O objetivo é a necropsia, que deve indicar a causa da morte do animal.

— A equipe esteve neste domingo avaliando o animal para saber qual a melhor estratégia. Ele não estaria muito bem. Ele veio a óbito na manhã desta segunda — explica Emanuel Carvalho Ferreira, gerente operacional da R3 Animal.

O encalhe ocorreu na manhã deste domingo (1º). Ela é fêmea e tem cerca de 11 metros. A espécie, de nome científico Physeter macrocephallus, não costuma ser vista próxima da costa, já que é uma baleia de alto-mar e de mergulho profundo.

Continua depois da publicidade

VÍDEO: Baleia encalhada em Florianópolis vira “atração turística” e enfrenta mar desfavorável

O animal, inclusive, virou “atração turística” por curiosos que foram ao local para fazer vídeos e fotos, incluindo selfies. Algumas pessoas chegaram a tocar no animal, o que é contraindicado.

De acordo com a associação R3 Animal, essa pode se tratar de uma mesma baleia que chegou a encalhar e voltar ao mar na praia de Jurerê, no Norte de Florianópolis, no sábado (30), o que já seria um indicativo de que ela não está bem.

Além do Ibama, estiveram empenhados no resgate representantes da associação R3 Animal, do Instituto Australis, do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), da Defesa Civil, da Guarda Municipal de Florianópolis e da Polícia Militar Ambiental (PMA).

Veja imagens da baleia antes do desaparecimento:

Leia também:

Marido ateia fogo na esposa viva com combustível em Balneário Piçarras

Motorista alcoolizado vai receber indenização após ser algemado pela PRF em SC