Morreu nesta quinta-feira (22), aos 87 anos, o jornalista, economista e escritor Névio Santana Fernandes, em Lages, na Serra catarinense. Ele foi vítima de uma parada cardíaca. 

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Natural da cidade serrana, Névio nasceu no dia 20 de junho de 1934. Aos 13 anos, iniciou a carreira no jornalismo ao escrever, de próprio punho, o jornal chamado A Cidade, que circulava semanalmente.

Com o apoio de algumas personalidades, ele passou a ser correspondente da Gazeta Esportiva de São Paulo e do Diário de Notícias de Porto Alegre, enquanto colaborava para jornais locais como o Guia Serrano e Região Serrano.

Em 1956, ele foi convidado pelo empresário José Paschoal Baggio para ingressar no Correio Lageano, onde foi editor-chefe por 39 anos. Durante sua passagem pelo jornal, ele entrevistou 10 presidentes e um Primeio-Ministro. Além disso, acompanhou toda a trajetória do periódico, desde a circulação semanal até a diária. 

Continua depois da publicidade

Névio também presidiu a Associação Lageana de Escritores e participou do Conselho Municipal de Política Cultural, na cadeira de Literatura, Memória e Patrimônio. Ele também já foi suplente de vereador.

Em 2021, a Associação Catarinense de Imprensa (ACI) o homenageou durante o 5º Encontro da Imprensa Catarinense, em Chapecó, pelos seus 50 anos de dedicação ao jornalismo. 

Além da ACI, a Fundação Cultural de Lages também prestou uma homenagem ao jornalista. “Cada sobrenome, de cada vizinho, dos amigos, de desconhecidos, eram capítulos históricos redigidos por uma narrativa sábia na voz e na máquina de datilografar do jornalista, cronista, historiador, redator, repórter, conselheiro de cultura e tantas outras denominações”, disse a fundação em uma nota nas redes sociais. 

Névio era casado com Leonete Aparecida Lins Fernandes e tinha seis filhos. O jornalista será sepultado nesta sexta-feira (23), às 9h, no Cemitério Cruz das Almas, no bairro Santa Rita em Lages. 

Continua depois da publicidade

Leia também: 

Oktoberfest Blumenau deve ser cancelada em 2021, indica parecer da Saúde

Jogadora de futebol é assassinada a tiros em Florianópolis

Pequena Eloá, de SC, recebe remédio milionário para curar AME após doações: “Ainda há pessoas boas”