O ex-presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), Salomão Ribas Júnior, morreu na noite deste domingo (15) aos 79 anos, em Florianópolis. A causa da morte não foi divulgada. 

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Salomão nasceu no dia 24 de abril de 1945, em Caçador, no Oeste do Estado. Ele tomou posse como conselheiro do TCE/SC em 1990 e permaneceu na instituição até 2014. No local, exerceu os seguintes cargos: vice-presidente (1991-1993); corregedor geral (2011-2012) e presidente (1995-1996, 1999-2005, 2013-2014). Ele também atuou como radialista, advogado, escritor e político catarinense

Com novo planejamento, TCE-SC reforça mudança na lógica do controle das contas públicas

Em nota, o TCE/SC lamentou a morte do ex-presidente e afirmou que Santa Catarina “perde uma referência”. Segundo a família, o velório será nesta segunda-feira (16) no cemitério Jardim da Paz, em Florianópolis. A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert) também lamentou o falecimento e apresentou votos de solidariedade à família e amigos.

Continua depois da publicidade

Veja a nota do TCE/SC na íntegra

“O TCE/SC e o Estado de Santa Catarina perdem uma referência. Salomão Ribas Júnior foi um intelectual brilhante e uma personalidade que trazia na extrema competência e na cordialidade duas de suas principais marcas. À frente da Corte de Contas Catarinense, implantou uma gestão dinâmica e inovadora, ajudando a colocar o Tribunal como referência no sistema de contas brasileiro e, até mesmo, no exterior. Aos familiares e aos amigos, os nossos sinceros sentimentos”.

Veja a nota da Acaert na íntegra

É com profundo pesar que a ACAERT lamenta o falecimento do ex-conselheiro do TCE/SC, Salomão Ribas Jr, ocorrido na noite deste domingo (15), em Florianópolis. Homem público brilhante com atuação destacada no governo de Santa Catarina, Assembleia Legislativa e Tribunal de Contas do Estado. Radialista, advogado, escritor, professor, conselheiro e político catarinense. Atuou nas rádios em Curitiba, Rio de Janeiro e Florianópolis, onde trabalhou na locução esportiva da Rádio Anita Garibaldi.


Ocupou várias secretarias de Estado. Foi deputado estadual, conselheiro e presidente do Tribunal de Contas do Estado – TCE. Lecionou sobre Instituições de Direito Público na Escola Superior de Administração e Gerência (ESAG), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), de 1991 a 1992.
Autor de diversas obras, sobretudo voltadas aos temas de: educação, contas públicas, ética e corrupção no âmbito governamental.


Era membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, da Associação Catarinense de Imprensa e do Instituto de Direito Administrativo do Estado de Santa Catarina (IDASC). Além disso, desde 1992, ocupava a cadeira 38 da Academia Catarinense de Letras, tendo sido Presidente desta entidade, de 2014 a 2018.

Continua depois da publicidade


Em nome dos associados e dirigentes da ACAERT, apresentamos votos de solidariedade à família e amigos
“.

Leia mais

Datena diz que não se arrepende de cadeirada em Marçal: “Claro que não”

Florianópolis começa semana com trovoadas e queda nas temperaturas; veja previsão