Faleceu na noite desta terça-feira, em Blumenau, aos 77 anos, o artista plástico e bailarino Pedro Dantas. Segundo familiares, ele sofria de complicações pulmonares.

Continua depois da publicidade

Baiano, nascido em Mirandela, o artista teve uma infância muito pobre. Criado pela tia, ainda na adolescência conheceu o balé através de uma vizinha. Como bailarino, viajou por mais de cem países. Entre as viagens, conheceu grandes nomes da arte como o russo Rudolf Nureyev, de quem a cantora Madonna comprou uma das esculturas feitas por Pedro Dantas.

Dantas chegou a Blumenau no fim dos anos 80. Aqui deixou a sua marca no coração artístico da cidade. As esculturas nos jardins do Teatro Carlos Gomes foram feitas pelo artista. Reconhecidas internacionalmente, as esculturas de Dantas tinham como principal característica o alongamento das extremidades. Outro traço forte dele era a polivalência. O baiano além da dança e da escultura, assinava também quadros de óleo sobre tela.

Dantas recebeu a mais alta honraria da arte catarinense com a Medalha Cruz e Souza, pelo conjunto de sua obra. Em 2017 recebeu a Comenda do Mérito Cultural Rose Gaertner, da prefeitura de Blumenau, a mais alta honraria cultural do município.

O Presidente da Fundação Cultural de Blumenau, Rodrigo Ramos, salienta a importância da contribuição de Dantas para arte da cidade.

Continua depois da publicidade

– O Pedro era a própria arte em movimento. Usava da dança e do seus próprio corpo para expor a sua arte. Ele tinha uma técnica muita apurada. Para a cena de Blumenau e de Santa Catarina, vamos sentir a falta física dele com toda certeza, mas ele deixa sua obra como um legado muito grande para o país. – afirmou Ramos.

O Pedro era a própria arte em movimento.

Nesta quarta-feira, as salas da Fundação Cultural de Blumenau vão permanecer com uma faixa de luto e as bandeiras do município em frente aos museus estão a meio mastro.

O velório do artista acontece no Cemitério e Crematório São José, uma cerimônia de despedida está marcada para hoje às 17h, na Capela Frei Fulgêncio, também no Cemitério São José.

Confira as obras de Pedro Dantas no Jardim do Teatro Carlos Gomes: