A atriz norte-americana Shelley Duval morreu nesta quinta-feira (11), aos 75 anos. A atriz é conhecida principalmente por produções dos anos 80 como “O Iluminado” e “Popeye”. Ela morreu durante o sono após sofrer complicações de diabetes em sua casa na cidade de Blanco, no estado americano do Texas. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total no Google Notícias

A informação foi divulgada pelo roteirista Dan Gilroy, com quem tinha um relacionamento desde 1989. “Minha querida, doce e maravilhosa companheira de vida e amiga nos deixou. Muito sofrimento nos últimos tempos, agora ela está livre. Voe para longe, linda Shelley”, disse Gilroy. A atriz tinha problemas de saúde mental.

Carreira de Shelley Duval

A primeira chance no cinema foi dada pelo diretor Robert Duvall, que a descobriu enquanto ela estudava na cidade texana de Houston. Em 1970, ela estrelou em “Voar é com os Pássaros”, dirigido por ele. Ela e o cineasta, que foi sete vezes indicado ao Oscar em toda a carreira, trabalharam juntos em outros cinco filmes nos anos 70, incluindo “Nashville”, de 1975.

Com o filme “Três Mulheres”, de 1977, ela ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes. No mesmo ano, foi uma das coadjuvantes em “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa”, de Woody Allen, comédia clássica e vencedora do Oscar de Melhor filme.

Continua depois da publicidade

Na década seguinte, ela estrelou como atriz e cantora em “Popeye”, filme baseado nos desenhos. Em nova parceria com Duvall, ela interpretou Olivia Palito, ao lado de Robin Williams (1951-2014) no papel principal.

O papel mais marcante de sua carreira veio em 1980, quando atuou no clássico terror “O Iluminado”, dirigido por Stanley Kubrick baseado no livro de Stephen King. Shelley interpreta a Wendy Torrance, esposa do escritor Jack Torrance (Jack Nicholson).

Shelley Duvall também teve uma carreira como produtora. Na empresa Think Entertainment, criou programas infantis que receberam duas indicações ao Emmy, a maior premiação da TV americana. Entre as atrações televisivias estava “Contos de Fada”, exibida no Brasil pela TV Cultura.

Veja fotos

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Luana Amorim

Leia também

Como está o elenco de “O Diabo Veste Prada”, 18 anos depois da estreia

Projeto seleciona artistas de SC para participar de residência artística gratuita em Florianópolis