O ex-boxeador cubano Teófilo Stevenson morreu nesta segunda-feira em Havana (CUB) aos 60 anos de idade. Stevenson foi vitimado por um ataque cardíaco, segundo as informações obtidas pela agência de notícias Associated Press.
Continua depois da publicidade
Stevenson é considerado por muitos o maior boxeador olímpico de todos os tempos. Ele foi medalhista de ouro nas Olimpíadas de Munique-1972, Montreal-1976 e Moscou-1980, todas elas na categoria dos pesos-pesados. Além de Stevenson, apenas o seu compatriota Felix Savón e Lászlo Papp (HUN) conseguiram três títulos olímpicos.
Por conta do boicote da União Soviética e de Cuba aos Jogos de Los Angeles, em 1984, ele não pôde tentar sua quarta conquista consecutiva. Além das medalhas olímpicas, Stevenson também conquistou três títulos mundiais amadores. Um em casa, em Havana, em 1974, o segundo em Belgrado (SRV), em 1978 e, por fim, o último, em Reno (EUA), em 1986.
Stevenson chegou a recusar US$ 5 milhões, que lhe foram oferecidos por promotores americanos de boxe para que se tornasse profissional. À ocasião, ele disse uma frase que se tornaria célebre entre os seus compatriotas:
‘O que é um milhão de dólares em comparação ao amor de 8 milhões de cubanos?’
Continua depois da publicidade
Após sua aposentadoria, Stevenson foi nomeado técnico principal de boxe amador em Cuba.