Morreu neste domingo (29) o ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter. Aos 100 anos, ele faleceu em Plains, Geórgia, na mesma cidade onde nasceu. Desde fevereiro de 2023, ele estava em cuidados paliativos em casa.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

“Meu pai foi um herói, não só para mim, mas para todos que acreditam na paz, nos direitos humanos e no amor altruísta”, disse seu filho, Chip Carter, em um comunicado.

“Meus irmãos, minha irmã e eu o compartilhamos com o mundo por meio dessas crenças comuns. O mundo é nossa família pela maneira como ele uniu as pessoas, e agradecemos por honrar sua memória continuando a viver essas crenças compartilhadas.”

A trajetória de Jimmy Carter

Jimmy Carter foi presidente dos EUA entre 1977 e 1981. Além disso, o político filiado ao Partido Democrata foi senador e governador do estado da Geórgia. No comando dos EUA, teve um governo marcado por uma grave crise econômica e esforços de paz pelo mundo.

Continua depois da publicidade

Durante uma disputa diplomática com o Irã, 52 americanos foram sequestrados na embaixada em Teerã em 1979, e somente foram soltos 444 dias depois, o que foi considerado uma gestão desastrosa da situação por Carter.

Depois de deixar o cargo de presidente, ele continuou atuando através da Fundação Carter, criada por ele em 1982, e organizou missões diplomáticas pelo mundo. Também foi reconhecido como ícone na luta pelos direitos humanos e pela democracia.

Em 2002, foi reconhecido com o Prêmio Nobel da Paz por conta do seu “esforço incansável para encontrar soluções pacíficas para conflitos internacionais, impulsionar a democracia e os direitos humanos e promover o desenvolvimento econômico e social”.

Quem foi Jimmy Carter

Continua depois da publicidade

Jimmy Carter foi o presidente que mais viveu na história dos Estados Unidos, chegando aos 100 anos em outubro deste ano.

— Tive uma vida maravilhosa. Tive milhares de amigos. E tive uma existência emocionante, aventureira e gratificante — disse Carter a repórteres em Atlanta em 2015.

Ele escreveu dezenas de livros, entre memórias presidenciais a livro infantil e de poesia, e outros com temas religiosos e de diplomacia.

Jimmy Carter se casou com Rosalynn Smith em 1946, com quem teve quatro filhos. Um dos netos, Jason, foi eleito senador da Geórgia pelo Partido Democrata em 2010. Rosalynn morreu em novembro de 2023, aos 96 anos.

Continua depois da publicidade

*Com informações do g1

Leia também

Morre o ator Ney Latorraca, aos 80 anos

Morre Alceu Collares, único governador negro da história do Rio Grande Sul, aos 97 anos