Faleceu nesta terça-feira, no Hospital São José, em Jaraguá do Sul, o presidente da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira – seção regional Jaraguá do Sul (ANVFEB), Anselmo Bertoldi, aos 93 anos. Bertoldi exerceu a função de padioleiro na 2ª Guerra Mundial, de 1944 a 1945. O padioleiro recolhia os feridos em combate e os encaminhava para atendimento médico.

Continua depois da publicidade

Bertoldi foi peça importante para a causa da associação e, em 2011, lançou o livro “Um soldado desarmado”, em que conta a história presenciada na Itália, onde atuou. Foi na gestão de Bertoldi frente à ANVFEB que ocorreu em Jaraguá do Sul, de 13 a 15 de novembro, o 22º Encontro Nacional de Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Entre as distinções recebidas, destaque para o Diploma e Medalha Mascarenhas de Moraes e a Medalha Cruz de Combate dos Aliados da Europa, do historiador Giovanni Sulla, de Montese, na Itália.

Em 28 de dezembro, Fridolino Irineu Kretzer, outro integrante da ANVFEB faleceu. A região conta, agora, com apenas quatro representantes da FEB vivos: João Rodolfo Hauck, João Apolinário Francener, Hercílio Spézia e Walter Carlos Hertel.

Continua depois da publicidade