Aleksandar Mandic, um dos pioneiros da internet no Brasil, morreu nesta quinta-feira (6). A informação é do G1 e foi confirmada pelo seu filho, Axel Mandic, em publicação nas redes sociais. A causa da morte não foi divulgada.

Continua depois da publicidade

Ainda segundo o G1, o empresário de 66 anos estava em tratamento de uma leucemia. 

Em rede social, o filho de Aleksandar escreveu: “Queridos amigos, venho informar o falecimento do meu pai, Aleksandar Mandic. Desculpe pelas breves palavras. É só o que tenho força para escrever agora. Logo informarei sobre o velório para quem quiser se despedir do nosso super homem. Obrigado a todos que fizeram ajudaram essa passagem dele ser grandiosa.”

> Internet das coisas se populariza e o controle da casa fica na palma das mãos em SC

Mandic, ainda com 18 anos, investiu no próprio empreendimento, a Mandic BBS. A empresa se tornou um dos primeiros provedores de internet no país e uma das principais, conquistando por dois anos seguidos (1997 e 1998) o título de Melhor Provedor iBest.

Continua depois da publicidade

A carreira de empreendedor seguiu mesmo após vender a Mandic BBS, em 1999. Naquele ano, junto com Nizan Guanaes e Matinas Suzuki Jr., foi criado o portal de notícias e conteúdos IG (Internet Group), onde Mandic atuou até 2001. No ano seguinte, ele recuperou a antiga empresa, porém para trabalhar com e-mails corporativos. 

> Henrique Bilbao: O 5G vai mudar sua vida

Com o crescimento e a oferta de computação em nuvens, Mandic vendeu novamente a marca em 2012. Aos 60 anos, criou o aplicativo Mandic Magic, hoje chamado Wi-Fi Magic. 

Prêmios também não faltaram ao longo da carreira. Em 1999, recebeu o de “Empreendedor Master do Ano”, da Ernest & Young, e da Casa da Universidade. Já em 2006 ganhou o SUCESU 40 anos, da Associação dos Usuários de Informática e Telecomunicações.  

 Leia também

Bolsonaro comenta morte de Paulo Gustavo e causa revolta nas redes sociais

Quem são as personalidades de SC que morreram de Covid-19 em 2021

Aluno flagrado em cena de sexo em aula on-line da UFSC é suspenso

Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp