Alceu Collares, ex-governador do Rio Grande do Sul, morreu na madrugada desta terça-feira (24) aos 97 anos. A notícia foi confirmada pelo Hospital Mãe de Deus. A causa da morte foi falência múltipla de órgãos. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Segundo familiares, o ex-governador estava internado desde 16 de dezembro para tratar uma pneumonia. Por meio de nota, o hospital confirmou a morte de Alceu, que aconteceu às 02h40min desta terça-feira.

— Minha solidariedade aos filhos de Collares e à sua esposa, Neusa Canabarro, neste momento de dor. Que possam encontrar conforto na memória de sua trajetória e no reconhecimento de sua contribuição para nossa sociedade. O Rio Grande do Sul perde um grande líder, mas seu exemplo será eterno  — declarou Eduardo Leite, governador do estado gaúcho.

O atual governador ainda decretou luto oficial de três dias em homenagem a Collares. Segundo a nota divulgada pela Secretaria de Comunicação, o velório aberto ao público ocorre no Palácio Piratini das 11h às 16h de quarta-feira (25). O sepultamento será no Cemitério Jardim da Paz.

Continua depois da publicidade

Quem foi Alceu Collares

Único governador negro eleito na história do Rio Grande do Sul, cumprindo o mandato entre 1991 e 1995, Collares também foi prefeito e vereador em Porto Alegre, além de deputado federal.

Formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ingressou no Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e em 1964 elegeu-se pela primeira vez vereador em Porto Alegre. Foi deputado federal de 1971 a 1983, inicialmente pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e depois pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). 

Entre 1986 e 1988 foi prefeito da capital do estado gaúcho, o primeiro de Porto Alegre eleito pelo voto direto após a redemocratização.

*Sob supervisão de Luana Amorim

Leia também

Ex-deputado Daniel Silveira volta a ser preso por atos antidemocráticos

Morte de motorista na BR-282 em SC é a sexta em semana marcada por violência na rodovia

Carro capota e bloqueia a BR-101 na véspera de Natal em Joinville