O ex-vice-prefeito de Jaraguá do Sul, Ademar Frederico Duwe, morreu na madrugada desta quinta-feira (11), aos 83 anos. O empresário foi um dos idealizadores da tradicional Schützenfest e ainda ocupou cargos públicos, como vice-prefeito e deputado estadual constituinte.

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

Natural de Jaraguá do Sul, ele nasceu em 11 de junho de 1938. Duwe foi eleito vice-prefeito e assumiu, por várias vezes, o cargo de prefeito na gestão de Ivo Konell (1989-1993). Em 1986 foi eleito para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina e atuou como deputado estadual constituinte em 1988.

Duwe ainda ocupou o cargo de secretário estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, do Desenvolvimento Social e do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente durante o mandato do governador Pedro Ivo Campos. Na gestão de Paulo Afonso, ele assumiu ainda a Casa Civil e a presidência do conselho de administração da Celesc.

Segundo a prefeitura de Jaraguá do Sul, Duwe fundou o primeiro supermercado da cidade em 1969, além da empresa ADV Aurora e o Clube Cruz de Malta. Ela ainda foi, ao lado de Norberto Barg, o idealizador da Schützenfest, em 1989. Por isso, até hoje ele era o presidente de honra da CCO da Festa dos Atiradores.

Continua depois da publicidade

A causa da morte do ex-prefeito não foi divulgada oficialmente. O velório de Duwe ocorre entre 10h e 16h30 na Capela Maria Leier, em Jaraguá do Sul.

Leia também

> Joinville recebe mais 2,8 mil doses da vacina contra a Covid-19 nesta semana

> Diretor de hospital de São Bento do Sul fala em possível colapso