A primeira bombeira voluntária operacional dos Bombeiros Voluntários de Joinville morreu nesta quinta-feira (28), aos 58 anos, no Hospital Governador Celso Ramos, em Florianópolis. Terezinha de Jesus Gama Fortes atuou na corporação como socorrista, de 1993 até 2000, em um período de remodelação que criou o Grupamento de Resgate (atual atendimento pré-hospitalar).

Continua depois da publicidade

Até aquele momento, não era permitida a adesão de mulheres no operacional da instituição. Elas trabalhavam apenas no setor administrativo. Terezinha era funcionária do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, quando viveu o momento de reformulação dos Bombeiros Voluntários.

As mudanças aconteceram a partir de 1992, em decorrência do centenário da corporação. Ela atuou no grupo de resgate que fazia o atendimento de socorro às vítimas de acidente. Até então, os bombeiros voluntários atuavam somente em combates à fogo, prevenção de incêndio e resgate aquático.

— Ela quebrou um paradigma. Terezinha era enfermeira e, juntamente com o médico Marcos Martins, foi responsável pelo treinamento dos socorristas e pela evolução desse serviço — conta o comandante Carlos Kelm.

Terezinha como socorrista da corporação
Terezinha como socorrista da corporação (Foto: Vladimir Costa, Bombeiros Voluntários)

O comandante entrou na corporação nesta mesma época e recorda quando a corporação recebeu três veículos para serem utilizados como ambulância – modelos Caravan, Traffic e Besta – e o serviço de resgate começou a crescer. Hoje, o atendimento pré-hospitalar responde por 65% dos chamados ao 193 em Joinville.

Continua depois da publicidade

Os Bombeiros Voluntários prestam homenagens nesta quinta-feira pela morte de Terezinha, que morreu vítima de um acidente vascular cerebral. A Guarda de honra do CBVJ acompanhou o velório na capela do Cemitério São Sebastião, no Iririú. O sepultamento acontece às 16h30 no mesmo local. Terezinha era enfermeira aposentada e deixa o marido.