As expectativas não são otimistas quando o assunto é a duplicação da SC-403, entre a Vargem Grande e os Ingleses, no Norte da Ilha, em Florianópolis. Apesar de o governo garantir que usará todo os meios possíveis – inclusive judicialmente – para que as obras terminem no prazo contratual, estipulado para o final de novembro, apenas 5% do previsto já foi executado. A empresa Espaço Aberto, vencedora da licitação, iniciou os trabalhos em julho de 2013 e, pelos cálculos da Secretaria de Estado de Infraestrutura, cerca de 20% da obra já deveria estar pronta.

Continua depois da publicidade

O titular da pasta, Valdir Cobalchini, afirma que é possível aumentar o ritmo e concluir a obra a tempo, mas que haverá intenso monitoramento. Os atrasos no início da obra, segundo ele, foram compreensíveis, porque foi preciso fazer ajustes que são comuns em obras em áreas urbanas, como é a da SC-403. Problemas relacionados a licenciamento ambiental, corte de vegetação e rede elétrica também foram usados como justificativas pela empresa.

– Agora não tem mais espaço para desculpas. Até o início das aulas a parte da obra próxima à escola (Luiz Cândido da Luz) deve estar finalizada. Tudo deve ficar pronto antes da próxima temporada – diz Cobalchini.

A empresa terá que aumentar o ritmo dos trabalhos e estender seus horários para dar conta do prazo. Segundo o secretário, dias úteis serão dias sem chuva, já que, até então, as obras aconteciam entre segunda e sexta-feira e apenas durante o dia. Caso haja descumprimento, haverá aplicação de multas e, até mesmo, rescisão do contrato.

Depois de visita ao local, Cobalchini garantiu que houve mudanças de postura da empresa. Novas reuniões estão marcadas para acontecer, no intuito de apresentar recomendações sobre o andamento. A prioridade apresentada pelo Governo são as marginais e o túnel para pedestres em frente à escola do bairro.

Continua depois da publicidade

De acordo com José Eduardo Barbosa, engenheiro da Espaço Aberto, metade da passagem subterrânea já foi colocada. Mas o engenheiro preferiu não dar prazos sobre a conclusão da duplicação neste ponto. Paralelamente, a empresa vai continuar os trabalhos nas marginais da Vargem Grande, para terminar a terraplanagem, asfaltar as vias e iniciar a montagem do elevado previsto para o local, próximo ao Ilha Shopping. Também dará continuidade à detonação de rochas na subida em direção aos Ingleses.

Elevado de Canasvieiras deve ficar pronto em dezembro

Além da duplicação da SC-403, outra obra importante para o Norte da Ilha deve ficar pronta antes da temporada 2014/2015. O elevado de Canasvieiras teve edital lançado em dezembro e no dia 31 de janeiro acontecerá a abertura dos envelopes de habilitação das empresas interessadas.

No valor de R$ 12,5 milhões está prevista a construção do elevado e do acesso ao novo Centro de Convenções da cidade. A obra deve sanar problemas de filas que acontecem principalmente no verão, no sentido Ponta das Canas/Centro. Os trabalhos devem iniciar após a temporada, para diminuir os impactos. A obra está dentro do Pacto por Santa Catarina e será feita com recursos do Estado e de financiamentos.