Ao chegar à Praia Mole, Moriel Adriano da Costa, da banda Dazaranha, se recorda dos shows do lendário bar Ferro Velho de Florianópolis na década 1980. Ele aparece no canto sul da praia trazendo na mão o chapéu do seu personagem Darci – que interpreta em shows de stand up comedy e inserções na Rádio Atlântida. O bom humor vem junto, pois o acompanha em todos os lugares. |
Continua depois da publicidade
As ondas estão pequenas, não chegam a meio metro. Enquanto isso, Moriel conversa com fãs na praia e coloca a roupa para dar o banho, mesmo com mar pequeno.
Continua depois da publicidade
– Fizemos vários shows aqui na Mole e não tem como não lembrar os momentos inesquecíveis do começo da banda.
Assista ao vídeo de Moriel surfando com o DC
Com o entusiasmo de um menino, entra na água e fica por um tempo. Direitas e esquerdas fecham e não deixam Moriel desenvolver o seu surfe. Mas ele não desanima:
– Valeu o banho. Valeu entrar no mar. Valeu o contato e a oportunidade de estar ligado à natureza.
Continua depois da publicidade
Na areia, ele comenta o trabalho com a banda Dazaranha, de Florianópolis, que já está na estrada há mais de 20 anos e lançou cinco discos.
– O nosso novo trabalho vem num momento muito importante da banda.
Moriel conta ter ficado surpreendido com a sonoridade do novo CD do Dazaranha intitulado simplesmente Daza.
– Vamos esperar baixar a loucura que está ocorrendo na Ilha. Quando tudo voltar ao normal vamos apresentar o trabalho à comunidade – promete.
Continua depois da publicidade
Ao voltar do mar, Moriel vira Darci
Moriel surfou com a prancha do DC (você já sabe disso se leu o texto acima), mas ao sair d?água, quem quis contar histórias foi Darci, seu personagem que é a caracterização do manezinho da Ilha. Ele lembra que, certo dia, quando viu a “premonição das ondas do oceano atlântico” do Guga Arruda (surfista que faz a previsão das condições do mar na Rádio Atlântida), disse para a mãe que estava indo pra praia. E o Darci segue contando: |
– Fui para a praia e a mãe veio junto. Entrou no mar. Quando veio a rainha, peguei a princesa e desbarranquei onda afora. Sei que, uma hora, rodou o tubo. Vou por dentro ou vou por fora? A mãe na praia não iria me ver dentro do tubo. Então optei em ir por fora. Os rapazi ficaram loucos. |
Para Darci, o Diário Catarinense é o melhor jornal do país.
– É pra enrolar a tainha no jornal. Nem a cabeça e nem o rabo ficam pra fora. E ainda o peixe vai estudando a matéria.
Continua depois da publicidade
Esta é a descontração do Darci, personagem que Moriel trouxe ao mundo em 2010, em pequenos programas da Rádio Atlântida.
Com o tempo, só a rádio não bastou para este carismático manezinho da Ilha. Hoje, Moriel se apresenta em shows de stand up comedy e tem lugar cativo no jornal Hora de Santa Catarina todas as sextas-feiras.
O músico, hoje com 44 anos, toca desde os 15 anos. É casado com Luciana e têm três filhos: Ícaro, 18, Isadora, 12, e Manuela, 9. Lançou recentemente o disco solo Pode ser amanhã e, durante a produção da reportagem, ele deu uma palhinha de Já clareou.
Continua depois da publicidade
– Este trabalho solo mostra minha relação com a música, com a cultura do surfe e a importância do mar. É leve e foi prazeroso fazer.