O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, determinou nesta sexta-feira (21) a quebra de sigilo das imagens de 8 de janeiro das câmeras de segurança do Palácio do Planalto e o depoimento dos servidores do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) que aparecem nas cenas.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Trechos do circuito interno de segurança do Planalto foram divulgados pela CNN Brasil na quarta (19), e levaram à queda do ministro do GSI Gonçalves Dias. O material foi colocado sob sigilo pelo governo federal e negado à Folha em fevereiro. Na decisão desta sexta, o ministro do Supremo exige o envio de “todo o material existente” em poder do GSI em até 48 horas, e afirma que a “preservação integral das imagens” “será aferida em posterior perícia”.
No despacho, Moraes também determina que o ministro interino do GSI, Ricardo Capelli, envie cópia integral da sindicância instaurada, no âmbito do GSI, para apuração das condutas dos agentes públicos civis e militares envolvidos no episódio.
Leia mais: o que se sabe sobre a queda do ministro do GSI e as imagens dos ataques golpistas de 8 de janeiro
Continua depois da publicidade
A reportagem da Folha de S.Paulo pediu, via Lei de Acesso à Informação, a íntegra das imagens registradas pelas câmeras de segurança internas e externas do sistema do Palácio do Planalto, referentes ao domingo em que manifestantes golpistas vandalizaram os prédios dos três Poderes. Ao negar acesso à íntegra das imagens, o GSI afirmou em fevereiro não ser “razoável” divulgar informações que exponham métodos, equipamentos, procedimentos operacionais e recursos humanos da segurança presidencial.
*Por Thaísa Oliveira.
Os nomes do golpe: quem são os catarinenses envolvidos nos ataques em Brasília
Leia também
Alberto Fernández anuncia que não concorrerá à reeleição na Argentina
Novo plano de ajuste fiscal é bem visto por lideranças políticas de SC
Advogados de SC suspeitos de integrarem facção criminosa são alvos de mandados de prisão