Um problema que os moradores acreditavam estar resolvido. Em dezembro do ano passado eles já reclamavam de um mau cheiro no bairro Costa e Silva.
Continua depois da publicidade
– Cheiro tipo couro curtido. Quem já entrou em um curtume, sente esse cheiro meio químico, de algo que já estragou. Mas os meus vizinhos sentem cheiro do aterro sanitário – diz uma das moradoras em entrevista à NSC TV em dezembro de 2018.
Em 2018, os fiscais da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) fiscalizaram vários pontos indicados pelos moradores do bairro Costa e Silva para tentar encontrar a origem do mau cheiro. Empresas chegaram a ser notificadas e uma delas foi multada porque, segundo a Prefeitura de Joinville, ela seria a responsável pelo mau cheiro na região.
A prefeitura não divulgou o nome da empresa, mas disse que todas as empresas suspeitas tiveram que apresentar os controles ambientais e que continua fazendo fiscalizações na região. O que não tem adiantado muito, já que, segundo os moradores, o cheiro voltou.
– Nós acreditamos que se foi um período muito bom sem esse cheiro, era uma coisa bem diferente. O ar estava mais puro, mais limpo. Mas começou de novo. A casa fica fechada. A gente abre um pouco de manhã, e lá pelas 10 horas fechamos e mantemos até o meio-dia. Abrimos um pouco mais, fechamos às 16 horas porque começa tudo novamente – detalha Eliana Efting à NSC TV.
Continua depois da publicidade
No caso da aposentada Abegair Heizen, o marido dela é doente e o cheiro forte tem complicado a situação de saúde dele.
– Com esse cheiro, ele tem mais náuseas ainda. O médico vai dando remédio pra náusea, o que não adianta porque ele respira aquele fedor – conta.
Ireno Ferrari é dono de um restaurante na região e, para o negócio, o mau cheiro tem sido inconveniente.
– Eles reclamam (os clientes) porque, quando chegam aqui, não sabem o que está acontecendo e pergunta para gente e ficamos sem resposta. É uma situação chata – explica.
Continua depois da publicidade
O que os moradores querem é uma solução. A realidade é que o tempo passou, as empresas foram fiscalizadas, multadas e o cheiro continua sendo inconveniente para esses moradores.
– Nós fizemos as queixas, a rua toda correu atrás e não tivemos respaldo. Ninguém respondeu nada para a gente – finaliza a moradora Eliana
A Prefeitura de Joinville informou que o setor de fiscalização da Sama vai realizar novas vistorias na região do bairro Costa e Silva para tentar descobrir a origem do mau cheiro. A Prefeitura reforçou que mantem a fiscalização da empresa multada em dezembro de 201. Ainda segundo o órgão foi constatado também que o bairro sente o mau cheiro de maneira mais intensa quando o vento é da direção noroeste, o que pode indicar a origem.