Moradores dos bairros do Norte da Ilha e região continental de Florianópolis seguem sofrendo com os problemas da coleta de lixo. O contrato emergencial com a antiga empresa expirou, enquanto o processo para o início da nova empresa ainda não ficou pronto.

Continua depois da publicidade

De acordo com a assessoria da prefeitura da Capital, o processo de homologação deve ser concluído nos próximos dias. Com isso, a operação vai entrar em vigor na semana que vem. Durante esse período o recolhimento do lixo fica sob responsabilidade da Comcap, que enfrenta problemas para atender toda essa demanda.

Receba notícias da CBN Floripa pelo WhatsApp

Márcio Oliveira é morador do Balneário, ele explica que a Comcap está fazendo a coleta de lixo na região, mas que os dias e horários estão diferentes dos utilizados pela empresa terceirizada, isso faz com que o lixo fique todos os dias acumulado pelas ruas do bairro.

O Sintrasem (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis) alerta para a falta de equipamentos e funcionários da Comcap, o que prejudica o cumprimento de todos os roteiros na cidade.

Continua depois da publicidade

— A falta de realização de concursos desde 2012 certamente contribui para essa situação delicada. A sugestão é contratar temporários de forma emergencial para auxiliar a Comcap e realizar um concurso público — conclui Bruno Ziliotto, diretor do Sintrasem.

Nova empresa 

A empresa Racli vai assumir como a nova responsável pela coleta de resíduos convencionais nas regiões Norte, Continente e Centro de Florianópolis. Ela venceu a licitação lançada pela Prefeitura Municipal com o menor preço. A transição entre as empresas iniciou no último domingo (28), quando a FG Soluções Ambientais deixou de atuar nos roteiros de coleta.

A transição entre as empresas foi conduzida e acompanhada pelo município com a preocupação de garantir a continuidade dos serviços, conclui o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Florianópolis, Eduardo Sardá.

— A redução nos valores pagos e a escolha de uma empresa licitada são pontos positivos nesse processo de mudança. Esperamos que a nova empresa, Racli, consiga iniciar seus trabalhos de forma eficiente e contribuir para a melhoria dos serviços prestados — explica Sardá à CBN Floripa.

Continua depois da publicidade

Confira as fotos da coleta de lixo


Leia também

Entenda causas de uma das piores tragédias climáticas do RS que deixa mortos e desalojados

VÍDEO: Tornado derruba e arranca árvores em cidade do Oeste de SC