Já são mais de dez dias que a fumaça atrapalha os moradores do Bairro Vila Nova, em Barra Velha, Litoral Norte de SC. O fogo já foi instinto, mas não é o que parece, pois a fumaça ainda incomoda os moradores do local.
Continua depois da publicidade
Neste domingo o vento forte contribuiu para que pequenos focos de incêndio voltassem aparecer, mas sem preocupação, de acordo com os bombeiros que monitoram a área. Apesar de o fogo estar controlado a fumaça ainda incomoda os moradores da região.
A área é de reflorestamento de eucalipto. Aproximadamente um hectare foi atingido. O fogo começou no feriado de 7 de setembro. O helicóptero arcanjo dos bombeiros e outras guarnições de cidades vizinhas ajudaram no combate as chamas. A suspeita é que o incêndio tenha sido resultado da queima proposital de lixo e o como o tempo estava seco, o fogo se alastrou rapidamente. A preocupação é que a fumaça pode causar intoxicação e agravar problemas respiratórios.
Os bombeiros dizem que não tem o que fazer agora porque o problema não está em cima da terra. Eles acreditam que o que esteja queimando ainda está no meio da superfície como material orgânico – folhas e raízes.
Continua depois da publicidade
— A situação lá está controlada. O que está acontecendo agora é o chamado fogo em “tufo”. Não adianta jogar água. A gente joga no lugar da fumaça e o foco do fogo pode estar em outro lugar —, disse o sargento Elmo Jorge Moises.
Ainda de acordo com os bombeiros a única foram de se conter o incêndio, no momento, é revirando a terra com uma retro escavadeira, mas a falta de espaço entre as árvores dificulta o trabalho. A expectativa dos bombeiros e dos moradores aqui da região é que chova logo.
— Não tem o que fazer. Não adianta jogar água porque não apaga. Está debaixo da terra. Com uns dois dias de chuva forte isso por amenizar, porque a água penetra o solo —, fala Elmo.
* A Notícia, com informações da NSC TV