A desocupação de uma área de invasão em Navegantes terminou em confusão na tarde desta quinta-feira. Fiscais da prefeitura, em conjunto com agentes das polícias Militar e Federal, foram até o terreno – que será doado à Infraero para a ampliação do aeroporto da cidade – para remover cerca de 20 casas e as demarcações que haviam sido feitas. Revoltados com a ação, moradores atearam fogo em entulhos, atiraram pedras contra os fiscais e acabaram quebrando os vidros de um veículo da prefeitura. A PM precisou usar gás e armamento não letal para controlar a situação. Ninguém ficou ferido.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias sobre Navegantes

Curta nossa página no Facebook

De acordo com o representante da secretaria de Governo, Arilson Luiz Moraes, a área fica no bairro Meia Praia e já estava sendo monitorada pela prefeitura. Para evitar que mais casas fossem construídas, o município decidiu remover cercas e as estruturas que já estavam montadas. Como nem tudo foi retirado, Moraes não descarta novas ações no local.

– Além de ser um crime ambiental o que eles estão fazendo, essa área será doada para a Infraero para ampliar o aeroporto. Na terça-feira eu já tinha ido até lá e constatei a situação – explica.

Continua depois da publicidade

A operação começou por volta das 16h e seguiu até às 18h. Ao todo, participaram da ação 11 policiais militares, dois policiais federais e oito fiscais da prefeitura. No final, os ânimos esquentaram e, revoltados, moradores começaram a atirar pedras contra os fiscais e a PM. Um automóvel da prefeitura teve os vidros quebrados e um veículo de imprensa foi danificado.

Segundo Moraes, todos precisaram ser escoltados pela PM. Na entrada no terreno os moradores ainda atearam fogo em entulhos para evitar a saída do grupo. O Corpo de Bombeiros Militar esteve no local e chegou a ser ameaçado.