O furto de uma lanchonete no fim de semana no bairro Itacorubi, em Florianópolis, trouxe à tona o sentimento de insegurança que ronda os comerciantes da região. De acordo com dados da Polícia Militar, só nos últimos três anos, 37 furtos foram registrados em comércios que ficam em uma mesma rua. A guarnição afirma que está estudando medidas para evitar os riscos no local.
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias de Florianópolis no WhatsApp
O último caso ocorreu no sábado (14). Imagens de uma câmera de segurança mostram um homem quebrando uma das janelas e furtando um computador que estava no local, fugindo em seguida. Toda a ação não durou mais que dois minutos.
Academia em SC é investigada após “sumir” sem dar aviso aos alunos e funcionários
De acordo com a proprietária do local, Silvia Vitorassi, esta é a quarta vez que o estabelecimento é furtado em apenas dois anos.
Continua depois da publicidade
— Nós estamos com esse sentimento de insegurança aqui. Eu e os meus sócios passamos a madrugada em claro, se revezando para olhar as câmeras e ver o que podemos fazer —explica.
Entre 2021 e 2023, a Rodovia Amaro Antônio Vieira registrou 37 furtos e oito roubos, segundo dados da Polícia Militar. Entre as vítimas, está Daniela Leite, que também já teve o comércio furtado ao menos três vezes em mais de um ano.
— Não sabemos se quando a gente voltar o local vai estar como a gente deixou — desabafa.
PM deve aumentar ronda na região
O comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar em Florianópolis, tenente-coronel Dhiogo Cidral de Lima, considera os dados de furto baixos. Mesmo assim, a polícia deve aumentar a fiscalização na região, além de orientar os consumidores a tomarem medidas de segurança.
— Nós vamos atuar em todo o trabalho de retaguarda, dando o suporte necessário para aumentar a ronda no local e inibir essa situação. Mas também compete a guarda patrimonial dar toda a retaguarda a esse estabelecimento — frisa.
Outra medida será solicitar à prefeitura de Florianópolis melhorias na iluminação da rua, ponto que também é apontado como problema pela população. A reportagem tentou entrar em contato com o município, mas não obteve retorno até a publicação.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Kombi tomba em pedágio, causa filas e deixa feridos na BR-101 em SC
Microexplosão causa desabamento de empresa durante temporal em SC; veja fotos