Susto. É assim que os moradores descrevem a queda de uma calçada durante a abertura do Natal em Joinville, no Norte do Estado, na noite desta segunda-feira (22). Ao menos 29 pessoas ficaram feridas após caírem no rio Cachoeira. Entre elas, 11 crianças que foram encaminhadas ao hospital. Segundo a prefeitura, a galeria que faz parte das obras de drenagem não cedeu e técnicos da Defesa Civil já fizeram a vistoria no local.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Entre as pessoas que presenciaram o momento da queda estava a gerente comercial Cristiane Sampaio. Ela conta que tudo aconteceu em questão de minutos.
— Bem na hora que estávamos assistindo à contagem regressiva teve um barulho e vimos que o chão caiu. Várias mulheres e crianças foram puxadas para fora — explica.
O acidente ocorreu por volta das 20h10. Segundo Ricardo Korb, que estava cerca de 100 metros longe do local da queda, os primeiros relatos davam contam de que as pessoas haviam caído em um bueiro.
Continua depois da publicidade
— O pessoal começou a perguntar se tinha bombeiro porque tinham caído em um bueiro. Mas, quando fomos ali ver, eles caíram dentro do rio, perto das comportas. Tinha umas 20 pessoas, pais com crianças, pessoas mais idosas, foi complicada a situação — relembra.
Cristiane Sampaio foi uma das pessoas que ajudaram no resgate das primeiras vítimas. Ela diz que várias crianças saíram do local molhadas, cheias de lama e tremendo de frio.
— Até agora estou desesperada só de pensar que as crianças estavam ali dentro chorando atrás dos pais — pontua.
De acordo com os Bombeiros Voluntários, 20 pessoas foram encontradas dentro do rio após a queda. Cordas tiveram que ser usadas no resgate.
Continua depois da publicidade
As pessoas que estavam na calçada caíram em uma calçada que fica sobre a galeria instalada nas obras de macrodrenagem do rio Mathias, que começaram em junho de 2014 no Centro de Joinville. Os bombeiros também realizaram uma varredura com barco na região para avaliar se havia alguma vítima presa nos escombros.
Ao todo, 11 crianças foram encaminhadas ao Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Farias. A unidade informou que todas tinham ferimentos leves e passam bem. Ainda segundo a prefeitura de Joinville, 18 adultos foram encaminhados ao Hospital Municipal São José. O estado de saúde, no entanto, não foi divulgado.
Prefeitura vai apurar o acidente
Apesar da gravidade do acidente, a programação da abertura do Natal em Joinville prosseguiu normalmente. Em nota, a prefeitura informou que está apurando as informações sobre o incidente. Técnicos da Defesa Civil e da Secretaria de Infraestrutura fizeram uma vistoria no local.
Além disso, o município alega que todas as pessoas que precisaram de atendimento foram socorridas e levadas à unidades de saúde da cidade.
Continua depois da publicidade
Veja o momento do acidente:
Leia também:
Com foco no Natal, evento de réveillon não está nos planos da prefeitura de Joinville
Apuração da CPI do Mathias é analisada em inquérito do MPF sobre as obras
Harmonia Lyra recebe espetáculos gratuitos de Natal em Joinville; veja como assistir