Moradores de Florianópolis foram às redes sociais para reclamar que esgoto estaria sendo jogado em um rio que deságua na Lagoa da Conceição, em Florianópolis. Vídeos feitos no local nesta quarta-feira (21) mostram um líquido sendo despejado de uma estação de tratamento da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), que contesta as reclamações e diz que não se trata de esgoto.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

> Mais de 40 dias após morte de peixes, Florianópolis libera banho e consumo de pescados na Lagoa da Conceição

Nas imagens, gravadas pelos moradores em frente à estação elevatória da Casan do condomínio Saulo Ramos, é possível ver um líquido sair da tubulação e cair diretamente no Rio Apa, que segue o curso até Lagoa, o que motivou as reivindicações. 

Em um dos vídeos publicados na página da Associação de Moradores da Lagoa da Conceição (Amola), o presidente Bruno Negri questiona a companhia, enquanto mostra a situação no local local:

Continua depois da publicidade

– Choveu hoje durante a madrugada e pela manhã, e o que acontece nesta estação é isso aqui [referindo-se ao líquido que escorre da tubulação]. Será que nas outras estações não está assim também? Por que a Casan não abre para a comunidade o acesso ao sistema supervisório para que a gente saiba qual a frequência e qual a quantidade de esgoto vai para a Lagoa quando isso acontece? 

Na mesma gravação, o presidente da Amola questiona sobre o funcionamento dos equipamentos da estação, que aparentavam estar desligados, segundo ele.

– O que está acontecendo? Não tem bombas suficientes para jogar esse esgoto para a estação de tratamento? 

https://www.facebook.com/amolavivalagoa/posts/1570866296435370

Procurada pelo Hora de Santa Catarina, a Casan disse que o escoamento flagrado “se trata de acúmulo gerado pelas águas da chuva” e que “ao contrário do que é questionado pelo autor do vídeo, as bombas não estão com problema algum e o gerador também não está com problema”.

Continua depois da publicidade

> Homens “furtam” ponto de ônibus em Florianópolis; assista ao vídeo

À reportagem, a companhia ainda mencionou que engenheiros da Casan entraram em contato com o autor do vídeo para “prestar todas essas informações e se colocar à disposição de modo que possam ser compartilhadas explicações técnicas e esclarecidas eventuais dúvidas”.

Algumas horas após a publicação do vídeo na página da Amola, Negri voltou a divulgar um vídeo no perfil pessoal, em que diz que o “esgoto bruto diluído” havia parado de extravasar para a Lagoa às 16h e que “segundo a engenharia da Casan, essa diluição é muito grande, fazendo com que a poluição para a Lagoa seja muito pequena”.

Na mesma publicação, Negri disse que tem ciência sobre a previsão do sistema extravasor nas normas, mas voltou a questionar a frequência com que o deságue ocorre diretamente na rede pluvial.

Leia também

Caminhão desgovernado bate em carro e atinge loja em Blumenau; veja vídeo

Ciclone no mar vira Tempestade Subtropical Potira; entenda os impactos em SC