Mau cheiro e acúmulo de bichos e insetos são problemas enfrentados por moradores da rua Felix Heinzelmann, no bairro Costa e Silva, zona Norte de Joinville. Há cerca de quatro anos, eles convivem com um buraco em um dos cantos da via – próximo de um terreno baldio – onde o esgoto fica a céu aberto, deixando um rastro de água suja, bem perto das residências.

Continua depois da publicidade

– A situação está insuportável. Isso ocasiona mosquitos e odores terríveis na nossa residência – reclama Cristiane Felini, vizinha do local onde está o buraco.

De acordo com ela, a Companhia Águas de Joinville – responsável pela manutenção da rede de esgoto – já foi informada diversas vezes sobre a situação. O problema é resolvido, por meio de limpeza, e depois a situação volta a acontecer. A moradora explica que avistou uma equipe da empresa instalando a rede no local. Alguns vizinhos teriam realizado a ligação de esgoto sem liberação da empresa, conforme Cristiane, o que agravou a situação.

A companhia informou que, apesar de ter sido instalada a rede nesta rua, alguns moradores não possuíam autorização para realizar a ligação devido a motivos técnicos, já que a rede não estava totalmente concluída. Mas, mesmo com o aviso, os vizinhos realizaram a conexão, acarretando o acúmulo do esgoto na rede e, consequentemente, o extravasamento do material.

Enquanto a rede é implantada em determinada rua, agentes socioambientais da Águas orientam os moradores sobre o prosseguimento da obra. A abordagem acontece em três situações: orientação antes do início da implantação da rede, durante e depois da conclusão. Na terceira visita, os técnicos levam a liberação para conexão à rede.

Continua depois da publicidade

Na rua Félix Heinzelmann, além da limpeza da rede, a empresa disponibilizou uma equipe de fiscais para vistoriar e notificar moradores que não estão corretamente conectados à rede.

– Desde que ligações irregulares foram realizadas neste local, a companhia tem atendido moradores com limpeza da rede e abordagens, solicitando que as ligações devem ser feitas somente com autorização dos técnicos. O problema estará completamente encerrado quando os moradores que estão ligados irregularmente façam a correção – concluiu a companhia.