Moradores de pelo menos três bairros de Joinville estão relatando mau cheiro e gosto ruim na água distribuída pelas regiões nesta semana. Os bairros são o Aventureiro, Comasa e Jardim Edilene.
Continua depois da publicidade
Segundo uma moradora do bairro Jardim Edilene, Eva da Rocha, a situação começou há cerca de dez dias. Ela relata, ainda, que foi informada sobre a troca de uma adutora, o que justificaria as características da água, segundo ela.
-Quando rompeu a adutora, que faltou água em vários bairros, eles fizeram a troca. Daí em diante ficou bastante tempo com um cheiro horrível, parou por 15 dias e, agora, voltou. Eu acho que não tem nada a ver com a troca da adutora porque é um gosto de barro podre. Quer ver na hora do banho, porque a água é quente e o cheiro fica muito forte – detalha.
Continua depois da publicidade
Segundo a moradora, a filha dela chegou a passar mal por conta da água.
– Minha filha ficou bem ruim, com dores na barriga por causa dessa água – completa.
Eva mora com o marido e, na mesma edificação, também residem o filho com a esposa e mais três crianças. Ela diz que é preciso comprar água para tomar. Além disso, a pandemia exige mais cuidados com a higiene.
> Águas de Joinville sofre condenações inéditas por causa de mau cheiro em tratamento de esgoto
– A gente se obriga a cozinhar e fazer as coisas com essa água. Mesmo na comida a gente sente o gosto horrível. Mas não tem como pagar a mais para fazer tudo. E hoje ou amanhã a conta chega, né? – indaga.
Em nota, a companhia Águas de Joinville confirmou o fato e informou que as equipes trabalham para solucionar o problema desde a última segunda-feira (14). A companhia ainda afirmou que a água pode ser ingerida normalmente, sem riscos à população. Confira a nota na íntegra:
“A Águas de Joinville identificou alteração no sabor da água distribuída pela Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cubatão. Técnicos da Companhia e da SAMA atuam desde segunda-feira (14) para encontrar a origem do problema, possivelmente em algum ponto do manancial antes da estação, e solucioná-lo. A Águas de Joinville ressalta que já realizou todos os testes e não há risco para o consumo.”
Continua depois da publicidade