Há oito anos a dona de casa Marília Souza, 41 anos, moradora da Travessa Debrandino Machado, na Costeira do Pirajubaé, em Florianópolis, convive com a água barrenta dentro de casa. O abastecimento é feito pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) e só não chega totalmente turva às torneiras porque a família instalou um filtro para limpar a água antes de ir para a caixa d’água.
Continua depois da publicidade
— Ele ameniza, mas não tira a cor escura, barrenta. Quando chove a situação fica ainda pior, o vaso sanitário fica todo manchado, lavar roupa branca nem se fala, a gente deixa de molho, mas ela sai amarelada. Para cozinhar eu preciso ferver a água e para beber tivemos que comprar outro filtro — relata.
Segundo Marília, a residência dela e de pelo menos seis vizinhos ficam no final da rede de abastecimento da Casan, por isso, a tubulação acumula sujeira que acaba indo para dentro das casas.
— A gente queria que eles fizessem a água circular, porque ela fica acumulada aqui no final da rede e toda a sujeira vem pra nossa casa.
Continua depois da publicidade
Ela e o marido gravaram alguns vídeos e compartilharam nas redes sociais para mostrar a situação da água na Costeira. O último foi feito na terça-feira, 24, e mostra a água turva mesmo depois de alguns minutos com a torneira aberta. Confira:
O que diz a Casan
Procurada pela reportagem, a Casan informa que “casos pontuais de água turva podem ocorrer, principalmente em função de consertos de redes, quando partículas podem ser carreadas nas tubulações”. No início desta semana, a Companhia realizou alguns reparos na região da Costeira, o que pode ter provocado o problema.
Já na manhã desta quarta-feira, 25, uma equipe da Casan esteve na Travessa Debrandino Machado e verificou que a qualidade da água está adequada. No entanto, garante que vai reforçar o monitoramento da região. Em Florianópolis, a Casan monitora aproximadamente 350 pontos com coleta e análise de água para acompanhamento da qualidade.
Continua depois da publicidade
Onde cobrar
Em caso de problemas desse tipo a Companhia orienta que os moradores liguem para a Central de Atendimento pelo 0800 643 0195.
Leia mais
Conta de água e esgoto da Casan terá alta de 4,39% em agosto
VÍDEO: entenda como se forma o eclipse lunar total previsto para esta sexta-feira