Na última semana, moradores de São Francisco do Sul utilizaram as redes sociais para reclamar da qualidade da água que recebem em casa. Segundo os relatos, a água que chega pela torneira é suja e com barro. Desse modo, a população se mobilizou reclamando do tratamento feito da companhia que recém assumiu a administração para o fornecimento na cidade.

Continua depois da publicidade

_A qualidade da água piorou e está vindo muito suja. Outro problema é a cobrança do metro cúbico de água, pois alguns estão recendo um valor maior do que realmente consumiram. Não há uma padronização_, reclama a consumidora Gislaine Cardoso Durski.

:: Confira as últimas notícias de Joinville e região ::

A professora Edilene Soraia da Silva conta que quando foi tomar banho a água começou a sair escura.

Continua depois da publicidade

_A cidade toda está passando pelo mesmo drama, tendo que tomar banho, lavar roupa ou qualquer outra atividade com a água suja. Uma solução foi procurar o Ministério Público para denunciar o caso_, afirma.

Em nota, a Companhia Águas de São Francisco informou que o problema apontado por consumidores foi sanado e, em síntese, teve origem no alto consumo de água durante o período de carnaval. O mau tempo e o alto consumo com a consequente sobrecarga nos volumes tratados na Estação de Tratamento e despressurização das redes são alguns dos fatores que explicam as situações relatadas.

>> Águas de São Francisco do Sul esclarece processo de cobrança de contas

Em testes, a companhia identificou que, mesmo nas regiões denominadas de final de rede, a cor da água filtrada atende os padrões determinados pela portaria do Ministério da Saúde. A empresa reduziu a vazão de tratamento de água bruta para ter mais eficiência no tratamento, além de aumentar o tempo de lavagem de filtros e verificar possíveis pontos críticos, informou a Companhia.

Continua depois da publicidade

Segundo a Águas de São Francisco, as situações apontadas pelos consumidores foram verificadas localmente, e análises asseguraram que a água está em condições normais, com teores enquadrados aos padrões de potabilidade.